Direito desportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A presente pesquisa estará limitada sobremaneira a demonstrar a existência do Direito Desportivo, as suas vertentes que são influenciadas pela Justiça Comum,e também o caminho paralelo da legislação juntamente com o Direito Desportivo.
O esporte mais popular do mundo, o futebol, desperta amor e ódio, momentos deextrema euforia e profunda tristeza, unindo povos e culturas diversas, ou, até mesmo, provocando guerras, como a que envolveu Honduras e El Salvador em 1969.Somente no início do século XX, quarenta anos após a célebre reunião da taberna Freemason’s, o futebol mundial começava a se organizar, fazendo surgir anecessidade de se criar uma organização internacional que regulasse as relações entre os diversos países no campo futebolístico.
Em 21/05/1904, era criada aFIFA (Federation International Footbal Association), órgão máximo do futebol mundial, tendo como membros fundadores a França, Holanda,.Bélgica, Suíça, Espanha,Dinamarca e Suécia.
Conta a história que a primeira partida de futebol realizada em território brasileiro se deu em 1878, no Rio de Janeiro. Mas o primeirocampeonato de futebol do país foi o campeonato paulista de 1902.
Até o início da década de 30, o futebol brasileiro foi amador, e os atletas jogavam somentepelo prazer de jogar. O dia 12/03/1933 marca, oficialmente, o início do profissionalismo no futebol brasileiro, quando se realizou a partida entre o São Paulo eo Santos, na qual o tricolor paulista venceu por 5 a 1, tendo o centroavante são-paulino Firedenreich marcado o primeiro gol “remunerado” do nosso futebol.
tracking img