Direito civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito Civil III






Caso Concreto 1

Lei atentamente a assertiva adiante:

À luz do Código Civil de 1916, afirmou Caio Mário da Silva Pereira: "a ordem jurídica oferece a cada um apossibilidade de contratar, e dá-lhe a liberdade de escolher os termos da avença. Segundo as suas preferências. Concluída a convenção, recebe da ordem jurídica o condão de sujeitar, em definitivo, osagentes. Uma vez celebrado o contrato, com observância dos requisitos de validade, tem plena eficácia, no sentido de que se impõe a cada um dos participantes, que não têm mais a liberdade de se forraremàs suas consequências, a não ser com a cooperação anuente do outro. Foram as partes que acolheram os temor de sua vinculação, e assumiram todos os riscos. A elas não cabe reclamar, e ao juiz não é dadopreocupar-se com a severidade das cláusulas aceitas, que não podem ser atacadas sob a invocação de princípio de equidade".

À luz das novas disposições do Código Civil/2002:

a)    A assertivaacima ainda guarda alguma validade face à nova ordem jurídica civil e constitucional? Fundamente a sua resposta.

Resposta: Entendo que a assertiva acima, sob a luz do Código Civil de 1916, mantenhapontos explicitados no Código Civil de 2002. Segundo o Princípio da Autonomia de Vontade que "Refere-se à liberdade de contratar. Uma vez celebrado o contrato este passa a ter força obrigatória(Pacta Sunt Servanda = os pactos devem ser cumpridos conforme foram acordados. Não pode ser obrigatória sempre, pode ser relativização, por exemplo, para evitar uma inadimplência contratual) princípio daforça obrigatória dos contratos."

PorémNão, princípio da Pacta Sunt Servanda, hoje, não possui caráter absoluto, uma vez que, em razão dos preceitos constitucionais e dos princípios do Código Civil,muitas vezes situações ocorrerão de modo a alterar a situação fática anterior - teoria da imprevisão ou onerosidad










b)   Elabore um conceito de função social do contrato,...
tracking img