Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Paulo César n° 36 3°A
Trabalho de química
Energia do Hidrocarboneto
Atualmente, os hidrocarbonetos são a fonte de energia maisimportante e indispensável para as necessidades e o desenvolvimento dos países. É sabido que os hidrocarbonetos, sob a forma de gás natural ou de petróleo, formam-se e acumulam-se no subsolo aolongo de milhões de anos. A exploração e a produção dos hidrocarbonetos não só exige investimentos consideráveis, bem como metodologias muito avançadas para se poder trabalhar em condições cadavez mais complexas e em regiões de acesso muito difícil.
Nas páginas que se seguem vou tentar sintetizar, com a ajuda de algumas ilustrações, o que são os hidrocarbonetos, a sua origem, a suaacumulação, a sua pesquisa em terra e no mar, a sua exploração e produção, a refinação do petróleo e o seu consumo.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas,pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. As energias facilitam o trabalho do homem que em outras circunstânciasteria uma grande dificuldade, utiliza-se a energia para levantar peso, apertar parafuso, mover veículos, ferver água, etc. 
No Brasil as principais energias utilizadas são:
Petróleo: apartir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas. Carvão Mineral: esse minério oferece calor para os grandes fornos contidos nas indústrias siderúrgicas e contribui para geração de eletricidade nas usinas termelétricas. 
Biocombustíveis:correspondem, por exemplo, ao álcool e o biodiesel.
Outras não citadas fazem parte de fontes de energia, o gás natural, energia nuclear, xisto betuminoso, lenha, carvão vegetal e energia solar.
tracking img