Fenomenos meteorologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A atmosfera e os fenômenos meteorológicos
A atmosfera que é a camada gasosa que envolve a Terra não se apresenta de forma homogênea em toda suaextensão. À medida que a altitude aumenta sua composição muda. No nível do mar ela se constitui de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e apenas 1% de outrosgases, além de poeira.
O que caracterizam os estados ou condições do tempo atmosférico são os fenômenos que ocorrem nela, como as variações datemperatura do ar, a umidade e a pressão do ar, as precipitações, os ventos e os movimentos das massas de ar.

A temperatura do ar
O Sol é a fonte deenergia responsável pela temperatura da atmosfera. A radiação solar atravessa a atmosfera, que retém 19% de todo o calor; as águas e as terras dasuperfície terrestre absorvem 47% do calor, que depois é refletido para alto, assim, aquecendo a atmosfera de baixo para cima. Os outros 34% são refletidosdiretamente pela atmosfera e pela superfície da Terra.
Para medir a quantidade de calor da atmosfera, em determinado momento, usa-se um termômetrometeorológico de máxima e mínima, que registra as temperaturas máximas e mínimas do ar.
Existem duas escalas para medir a temperatura do ar: Celsius oucentígrada e Fahrenheit. A mais usada é a escala Celsius que se baseia no ponto de congelamento (0°C) e no ponto de ebulição da água (100°). Na escalaFahrenheit o ponto de congelamento corresponde a 32°F e o ponto de ebulição corresponde a 212°F. Assim, temos:
0°C = 32°F e 100°C = 212°F
tracking img