Direito civil origem da palavra pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO CIVIL
ORIGEM DA PALAVRA PESSOA



1. INTRODUÇÃO

A origem da palavra Direito vem do latim directu (m), acusativo singular da forma participal adjetiva directus. Segundo Martins (2009),direito significa qualidade do que é conforme a regra.
O Direito surge na faculdade de reconhecimento de soluções para as divergências da sociedade e ele busca, nos seus princípios fundamentais, oselementos capazes e necessários para atender as adversidades no campo conflitante da sociedade em si ou do Estado.
Portando o direito é um conjunto de regras de conduta e de organização, dotada deforça impositiva. É um conjunto de princípios e de normas destinados a regular a vida em sociedade. (MARTINS, 2009; SILVA, 2009).
Direito Publico e Direito Privado tratam da divisão de regras,soluções e princípios na esfera estatal e Privada. A concepção dominante diz tratar-se de uma repartição das relações jurídicas.
O Direito Privado representa uma relação entre sujeitos em posição de igualdadee Direito Publico, uma relação entre um sujeito supraordenado e um sujeito subordinando.



2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Conceito de Direito Civil
É o ramo do Direito Privado que se constituipelas normas que regulamentam as pessoas, a família e o patrimônio. É o conjunto de regras e princípios que normatizam os conflitos das pessoas físicas e jurídicas e seus bens.
O Direito Civil é aqueleque regula as relações privadas dos cidadãos entre si. Trata-se do conjunto de normas jurídicas que regem os vínculos pessoais ou patrimoniais entre entidades/pessoas privadas, sejam elas singulares oujurídicas, de caractere privado ou público. O seu objetivo consiste em proteger e defender os interesses da pessoa na ordem moral e patrimonial.
Este ramo do direito reconhece cada pessoa como sendosujeito de direito, independentemente das suas atividades peculiares. De uma forma geral, abrange o conjunto das normas previstas pelo código civil. No direito anglo-saxônico, é reconhecido...
tracking img