Biakikuda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A moral cristã e a moral civil
A moral cristã
Normalmente é a experiência que nos vai dizendo o que é ou não conveniente para a vida digna do homem. Essa experiência é armazenada pela cultura. Seria terrível que cada ser humano tivesse que descobrir tudo por si próprio.
No terreno moral aqueles que nos precederam acumularam um conjunto de conhecimentos sobre o que convém e o que não convém aohomem. Só que o bom e o mau uso da liberdade nem sempre se detecta logo e, por isso, às vezes levantam-se dúvidas ou são transmitidas experiências diferentes por culturas diversas, mesmo com uma preocupação moral comum. Ora nós não podemos "experimentar" todos os sistemas morais ou culturais, para depois escolhermos o que mais nos convencesse. Nem essas coisas podem ser demonstradas como sedemonstra uma conclusão matemática.
A moral cristã tem duas características interessantes. Por um lado deu muitos bons frutos ao longo de séculos: iluminou a vida de milhões de homens de todas as épocas e culturas e deu esplêndidos frutos de humanidade, heroísmo, autenticidade e beleza. Por outro, é uma moral revelada. Não é um simples resultado de experiências acumuladas, mas foi revelada pelo autorda natureza humana, através da Palavra e principalmente pela Pessoa de Jesus Cristo, a cuja imagem e semelhança nós fomos criados.
3 - Características da Moral Cristã
A moral cristã está centrada em um núcleo de amor, ao redor do qual gravitam virtudes essenciais que, se conseguidas, levam inevitavelmente à fraternidade e à paz de espírito: ser humilde, porque com humildade saberemos relevar asdificuldades e aflições dos outros; perdoar as ofensas, porque aquele que perdoa se eleva, implantando o reino da harmonia; ser caridosos, preocupados com o bem-estar alheio, como se fosse o nosso.
Toda a moral de Jesus, assim, se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo asque conduzem à eterna felicidade. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.
Sendo caridosos e humildes estaremos vivenciando o Cristianismo no seu sentido mais amplo que é a prática da lei do amor. A prática da caridade significa benevolência para com todos,indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas.
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque de indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados.

  |
OsConceitos

A Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Já a palavra Ética é o domínio da Filosofia que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de alterá-la. Ética significa, etimologicamente, “costume, conjunto de atos que uma comunidade ou uma pessoa realizamporque os consideram válidos”. Num sentido mais específico, a Ética é uma disciplina filosófica que compreende todas as questões relativas às idéias morais e às normas de conduta humanas.

A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam"respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

- Imoral = o que é contrário à moral. Ex: a nudez do índio não é imoral, por causa do...
tracking img