Biakikuda

1735 palavras 7 páginas
A moral cristã e a moral civil
A moral cristã
Normalmente é a experiência que nos vai dizendo o que é ou não conveniente para a vida digna do homem. Essa experiência é armazenada pela cultura. Seria terrível que cada ser humano tivesse que descobrir tudo por si próprio.
No terreno moral aqueles que nos precederam acumularam um conjunto de conhecimentos sobre o que convém e o que não convém ao homem. Só que o bom e o mau uso da liberdade nem sempre se detecta logo e, por isso, às vezes levantam-se dúvidas ou são transmitidas experiências diferentes por culturas diversas, mesmo com uma preocupação moral comum. Ora nós não podemos "experimentar" todos os sistemas morais ou culturais, para depois escolhermos o que mais nos convencesse. Nem essas coisas podem ser demonstradas como se demonstra uma conclusão matemática.
A moral cristã tem duas características interessantes. Por um lado deu muitos bons frutos ao longo de séculos: iluminou a vida de milhões de homens de todas as épocas e culturas e deu esplêndidos frutos de humanidade, heroísmo, autenticidade e beleza. Por outro, é uma moral revelada. Não é um simples resultado de experiências acumuladas, mas foi revelada pelo autor da natureza humana, através da Palavra e principalmente pela Pessoa de Jesus Cristo, a cuja imagem e semelhança nós fomos criados.
3 - Características da Moral Cristã
A moral cristã está centrada em um núcleo de amor, ao redor do qual gravitam virtudes essenciais que, se conseguidas, levam inevitavelmente à fraternidade e à paz de espírito: ser humilde, porque com humildade saberemos relevar as dificuldades e aflições dos outros; perdoar as ofensas, porque aquele que perdoa se eleva, implantando o reino da harmonia; ser caridosos, preocupados com o bem-estar alheio, como se fosse o nosso.
Toda a moral de Jesus, assim, se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as

Relacionados