Vitor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Vitor
A chuva ácida é causada pela presença de gazes poluentes na atmosfera, esses gases muitas vezes são óxidos provenientes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolinaentre outros) que em contato com a água que evapora originam ácidos que degradam o ambiente onde caem.
Alguns exemplos desses óxidos são: o enxofre que é produzido pela oxidação das impurezassulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos e os compostos azotados gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis.
Esta água acida cai em forma de chuva, neblina ouneve e por essa causa atinge e danifica com mais eficiência as áreas onde cai. As áreas mais afetadas são locais com grande concentração industrial, mas podendo ocorrem em áreas marginalizadas(pequenas cidades, rios, lagos, florestas entre outros) por causa da ação dos ventos que lava as nuvens acidas para esses locais. Ela tem maior efeito nos primeiros 10 min. após o inicio da chuva sendorecomendado as pessoas que não saiam nesse período de tempo e não deixem a pele exposta a chuva que provavelmente sejam acidas.

2º Carol

3º Eric
Nas florestas, a chuva ácida dissolve os nutrientes dosolo os arrasta antes que as árvores de substâncias tóxicas do solo, o que prejudica a fertilidade das árvores. Ocorre ainda a destruição das folhas das árvores, prejudicando assim o processofotossintético. O ácido sulfúrico causa a retirada dos íons de cálcio do solo, que se misturam com o ácido e formam sulfato de cálcio, que é insolúvel em água. Assim, o cálcio não circula mais no ambiente efica indisponível para as plantas. A chuva possam absorvê-los e utilizá-los para o seu crescimento. Ela também pode causar a liberação também deixa o solo mais suscetível à erosão e causa a diminuiçãoda cobertura vegetal, formando clareiras.
Na agricultura, a chuva afeta as plantações quase da mesma forma, porém a destruição é mais rápida, já que as plantas são do mesmo tamanho e são atingidas...
tracking img