Nutricionista em hospitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atuação do profissional em hospitais
No hospital, o Nutricionista é uma peça fundamental para o tratamento dos pacientes. Sua função é garantir a alimentação equilibrada e o aporte denutrientes necessários ao bom estado nutricional, o que será crucial para a evolução clinica e a recuperação, visto que o paciente desnutrido tem fraqueza, alteração na cicatrização de feridas,diminuição das funções dos órgãos, maior risco de infecção e pode até chegar à morte.
Quando dá entrada ao hospital para ser internado, o paciente deve passar por uma triagem, feita pelaEquipe de Nutrição, que vai identificar pacientes que apresentam perda de peso, diminuição da ingestão, doenças graves, os quais necessitam de acompanhamento individualizado.
ONutricionista fará a avaliação nutricional desses pacientes e para isso ele pode utilizar vários métodos, como: exame físico, medidas de peso, altura, dobras cutâneas e circunferências, aparelhos queavaliam a composição corporal, testes funcionais, exames laboratoriais e também a avaliação do consumo alimentar.
No parte da alimentação, o Nutricionista vai adequar a dieta do paciente deacordo com suas necessidades e/ou sua doença. O acompanhamento é feito até que o paciente esteja ingerindo a quantidade adequada de nutrientes para o seu estado, por isso o monitoramento é diário.Quando o paciente não consegue se alimentar (ou não o suficiente), ele é indicado para a terapia nutricional na qual pode receber a nutrição enteral ou parenteral e o nutricionista fará oacompanhamento para adequação dos volumes e quantidades de acordo com a doença e a tolerância do paciente.
Além disso, a atuação do profissional Nutricionista no ambiente hospitalartambém proporciona motivação adicional aos cuidados preconizados pelo médico e evita o aparecimento de complicações tardias, ou mesmo novas internações por simples falta de orientação dietética...
tracking img