Dificuldade de aprendizagem no ensino da matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA

* Francivan Mário da Silva

RESUMO
Precisa-se de objetos na sala de aula, de objetivos e situações em que a resolução implique a utilização desses objetos. É possível perceber que as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação no processoensino-aprendizagem da matemática, devem-se ao fato de não estarem utilizando aqui as ferramentas certas, no momento oportuno. O profissional da educação, principalmente o da sala de aula precisa conhecer as dificuldades de aprendizagem, diagnosticar e tratar essas dificuldades – porque o docente é e sempre será um psicólogo (mesmo que não tenha a devida formação acadêmica). Baseado nessaperspectiva e apoiando-se nos diversos materiais alternativos existentes hoje, na era da tecnologia e da informação e sempre procurando conhecer melhor as dificuldades de cada aluno podemos estar alcançando grande êxito e satisfação na realização do aprendizado.
Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Matemática.

ABSTRACT
Needed objects in the classroom, goals and situations where the resolutionimplies the use of these objects. You can see that the difficulties encountered by education professionals in the teaching and learning of mathematics, are due to the fact they are not using the right tools here in due course. The professional education, especially the classroom need to know about learning disabilities, diagnose and treat these problems - because the teaching is and always willbe a psychologist (even though no proper academic training). Based on this pers

_________________________________________
*Docente da Rede Estadual e Municipal de Ensino, graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI e concludente do curso de Pós-Graduação em Matemática Financeira - FAEME, Pólo Paulistana - PI.

pective and drawing on the various alternative materialsavailable today in the era of technology and information and always looking to better understand the difficulties of each student may be achieving great success and satisfaction in the achievement of learning. .
Keywords: Difficulties. Larning. Mathematics.

INTRODUÇÃO

Nunca se discutiu tanto sobre Educação como atualmente. A conscientização de que a educação é algo que vai além doindividuo e da escola nos parece fato comprovado. A educação implica, portanto, numa ação política e se constrói não só pelos professores, mas também pelos alunos, pois, funcionários, enfim, por toda a sociedade.
Todavia, muito se tem falado e escrito a respeito das dificuldades dos alunos no aprendizado da matemática. Estudiosos têm demonstrado preocupação com este assunto. Discuti-se aineficiência do ensino da matemática, onde a escola prioriza de forma enfática um ensino tradicional em detrimento de outros itens relacionados ao aprendizado que deveriam servir de base para um melhor desempenho dos alunos, o que os levaria adquirir uma competência a partir da sua experiência diária, tornando-o mais difícil porque o que está sendo ensinado não é significativo para sua vida forada escola.
Na realidade a maioria dos alunos manifesta dificuldades nas disciplinas afins da matemática na escola como as quatro operações,no entanto pode observar na escola que alguns alunos tem mais dificuldade na matemática do que outros, são várias as causas das dificuldades em matemática.
Cabe ao educador buscar maneira de usar em sala de aula o conhecimento matemáticocotidiano de seus alunos, esse desafio, se aceito de fato,pode revolucionar e, principalmente, tornar muito mais fascinante a aprendizagem da matemática , considerar as estratégias espontâneas dos alunos, valorizar e estimular a própria capacidade de construir o conhecimento.
A educação matemática deve estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir o conhecimento, voltada para a...
tracking img