Dificuldades de aprendizagem nos alunos do ensino fundamental na disciplina de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A dificuldade na aprendizagem da Matemática não é nenhuma novidade. Tal como não é novidade a reação negativa que ela provoca em professores e alunos. A falta de capacitação dos professores, a falta de estrutura nas escolas, a ausência dos pais na educação dos filhos, agravam esta questão e acabam aumentando o desinteresse e a desmotivação em aprender Matemática.
Para encontrarrespostas pesquisaremos práticas educativas que possam combater o fracasso escolar, produzido pelas dificuldades de aprendizagem da matemática. Estudaremos o conhecimento matemático numa dimensão epistemológica, sociológica, psicológica e cultural procurando elementos teórico-práticos para abordar os diferentes processos cognitivos que o aluno constrói durante a assimilação dos conteúdos, gerandouma reflexão que possa modificar a ação pedagógica.
A Matemática ao contrário do que muitos pensam, não é uma ciência imóvel, ela está em constante desenvolvimento devido à expansão tecnológica e a revisão dos seus próprios conceitos. Ela esteve ao longo dos anos respondendo a muitas questões sociais e a necessidade do homem, ajudando a intervir no mundo que o rodeia. Partindo desse princípio nãose deve pensar em Matemática como uma disciplina fechada, homogênea, ou até mesmo desligada da realidade.
Os professores que utilizam a matemática como um instrumento desafiador, buscam por meio desta disciplina, estar trabalhando o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento independente e critico e a capacidade de resolver problemas. Um processo complexo que implica a formação de idéiasabstratas associadas logicamente. Essas idéias surgem da necessidade que o homem teve em resolver os problemas da ciência, da tecnologia facilitando a vida cotidiana.
A matemática usada corretamente simplifica as questões do dia–a–dia e conseqüentemente forma pessoas mais ativas e com pensamentos mais críticos diante das soluções dos problemas. Uma disciplina tão essencial deve alcançar o máximo depessoas possíveis, principalmente aqueles estudantes que sentem dificuldades e precisam entender a Matemática como um recurso para ampliar a compreensão do mundo e os diversos contextos sociais.
Realizou-se um estudo nas literaturas publicadas sobre o assunto para que se possa entender o temor da disciplina da matemática nas escolas entre os alunos do ensino fundamental, levando aos professoresinformações que levem a um entendimento de como a criança assimila os conteúdos, e fazer uma seleção de metodologias adequadas a cada grupo de alunos de acordo com suas necessidades de aprendizagem.
Na Matemática o professor é o mediador do conhecimento, é ele que através de materiais didáticos e jogos deverá buscar despertar o interesse dos alunos, tentando assim amenizar ou até mesmo superar asdificuldades encontradas pelos alunos que querem entender a matemática e por vários fatores não conseguem ter acesso a esse saber de fundamental importância.
O professor deve ter sempre a clareza das razões fundamentais pelas quais os materiais ou jogos são essenciais em uma sala de aula. Saber o momento de utilizar os jogos cria um ambiente de motivação onde os alunos ficam curiosos e motivadosa gostar da matemática tornando a aula mais interessante. Deve-se ensinar a matemática mostrando a origem e a finalidade de cada conceito. E necessário que o aluno se sinta seguro e confiante nas suas capacidades matemáticas, tornando-os solucionadores de problemas.
O trabalho está estruturado em quatro capítulos; no primeiro capitulo procura-se fazer uma abordagem histórico cultural daMatemática falando um pouco sobre o surgimento e a evolução da Matemática até os dias de hoje; o segundo aborda os tipos de alunos e os processos pelo qual formulam os conceitos matemáticos e a relevância do nosso dia–a–dia para o ensino da matemática; o terceiro e quarto capítulos esclare-se o que é dificuldade de aprendizagem, a participação dos pais, o papel do professor e da escola como fatores...
tracking img