Desenvolvimento de produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de Desenvolvimento de Produto

ATPS – ETAPA 1


CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS
As organizações encontram-se atualmente inseridas em um ambiente aonde a concorrência vem aumentando exponencialmente, onde os mercados mostram-se mais exigentes e onde inovação, política ambiental e sustentabilidade são palavras de ordem.
A área de desenvolvimento de produtos assume, em meio a estecenário, um caráter fundamental para a sobrevivência das organizações, pois à medida que estas se veem obrigadas a alterarem suas estratégias, ou a atenderem novas exigências de mercado são também obrigadas a mudarem as formas pelas quais vêm desenvolvendo seus produtos, a menos que sejam altamente flexíveis, fato desejado, mas raramente observado na grande maioria das organizações.
Contudo,alterações ou mudanças organizacionais não são processos triviais e várias são as resistências e as variáveis a serem analisadas. Principalmente em uma área tão singular quanto é a área de desenvolvimento de produtos.
De acordo com seus consumidores, os produtos são divididos em dois grupos: produtos de consumo e produtos industriais. Os produtos de consumo são aqueles destinados ao consumidor final e osindustriais são destinados à fabricação de outros produtos e, dentro desses dois grupos, os produtos são classificados de acordo com a sua forma de utilização.
* Produtos de Conveniência: são aqueles que o consumidor necessita e gasta pouco tempo e esforço para adquiri-los. Frequentemente adquiridos, não custam muito e sua compra é quase um hábito.
* Produtos de Compra Comparada: sãocomprados com menos frequência e cuidadosamente comparados, em termos de adequação, qualidade, preço e estilo. Os consumidores gastam mais tempo buscando informações e fazendo comparações.
* Produtos de Especialidade: são aqueles que o consumidor não precisa comparar, pois ele o deseja realmente e se esforça para adquiri-lo. Em geral, os consumidores gastam pouco tempo para adquiri-lo.
*Produtos Não Procurados: são aqueles em que os consumidores ainda não o desejam ou não sabem que existem. Por sua própria natureza exigem muita propaganda, venda pessoal e esforço de marketing.

PESQUISA DE MERCADO
Mais da metade dos produtos lançados no mercado fracassam, isso não só implica custos significativos e reais de oportunidade, como também risco para a marca “mãe” e a reputação da empresa.Constantemente os profissionais líderes do mercado de produtos de consumo em massa mundial procuram apoio para realizar com sucesso suas atividades de lançamento de novas marcas, administrar o crescimento de marcas estabelecidas e tomar decisões acertadas de negócio bem fundamentadas, com base no estudo da dinâmica de mercados reais para diferentes categorias de produto em todo o mundo.
Algoimportantíssimo na pesquisa de mercado é apoiar os encarregados de marketing e vendas a tomar as melhores decisões de negócios, para minimizar os possíveis erros que pode causar incerteza. Ao desenvolver produtos a empresa fica sujeita a vários riscos, já que o consumidor precisa de novidades, aspectos e características que muitas vezes, são desconhecidas ou pouco aceitas.
A pesquisa de mercadonão é utilizada apenas no desenvolvimento de produtos, ela é útil também na informação acessível e oportuna sobre a dinâmica e o curso que segue o período de lançamento, auxilia também a manter a introdução da nova marca no caminho apropriado ou ajudar a redirecionar as ações que estão sendo realizadas.

INOVAÇÃO
Inovação é a introdução, com êxito, no mercado, de produtos, serviço, processos,métodos e sistemas que não existiam anteriormente, ou contendo alguma característica nova e diferente do padrão em vigor.
"Inovação é a introdução de um novo produto no mercado que teria de ser significativamente diferente dos já existentes. Implica uma nova técnica de produção e a abertura de um novo mercado." (Schumpeter)
* Inovação de Processo Tecnológico
É a adoção de métodos de...
tracking img