Desenvolvimento do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Gerais de Desenvolvimento de Produto

[Conceitos Básicos] [Informações Adicionais]

Responsável:Prof. Henrique Rozenfeld; Daniel Capaldo Amaral
Envie comentários ou sugestões para o(s) responsável(is)
Conceitos Básicos

Fontes: Rozenfeld, H., 1997; Clark & Fujimoto, 1991; Clausing, 1993; Pugh, 1990, 1996.
Importância do Desenvolvimento de Produto

Não énovidade que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade na manufatura. Movimentos de aumento da concorrência, rápidas mudanças tecnológicas, diminuição do ciclo de vida dos produtos e maior exigência por parte dos consumidores exigem das empresas agilidade, produtividade e alta qualidade que dependem necessariamente da eficiência e eficácia da empresa nesteprocesso.
Situação Atual

Um dos fatores bem conhecidos sobre o processo de desenvolvimento de produto é que o grau de incerteza no início deste processo é bem elevado, diminuindo com o tempo, mas é justamente no início que se seleciona a maior quantidade de soluções construtivas. As decisões entre alternativas no início do ciclo de desenvolvimento são responsáveis por 85% do custo do produto final.O custo de modificação aumenta ao longo do ciclo de desenvolvimento, pois a cada mudança, um número maior de decisões já tomadas podem ser invalidadas.

Assim, é por si só um desafio gerenciar as incertezas envolvidas num processo de desenvolvimento de produto, onde as decisões de maior impacto têm que ser tomadas no momento em que existe um maior número de alternativas e grau de incerteza.Soma-se a isto:
- o fato deste processo se basear num ciclo projetar-construir-testar que geram atividades necessariamente interativas;
- de ser uma atividade essencialmente multi-disciplinar (trazendo fortes barreiras culturais sobre a integração);
- a existência de uma quantidade grande de ferramentas, sistemas, metodologias, soluções, etc.., desenvolvidas por profissionais/empresas dediferentes áreas, as quais não "conversam" entre si;
- e a existência de diversas visões parciaissobre o processo de desenvolvimento de produtos.
Visões Parciais do Desenvolvimento de Produto

Uma grande dificuldade atual para o gerenciamento do processo de desenvolvimento de produto é a existência de diversas visões parciais . No campo de ensino e pesquisa, desenvolver produtos vinha sendotratado de maneira isolada pelas diferntes áreas de conhecimento especializado. Portanto, ainda hoje profissionais de engenharia tendem a pensar o desenvolvimento de produto como atividades específicas de cálculos e testes (engenheiros químicos em termos de balanços de energia e dimensionamento de equipamentos, engenheiros mecânicos em termos de cálculos e desenhos necessários para processosmecânicos, etc...); "designers" ou programadores visuais como o resultado de estudos de conceito; administradores como algo mais abstrato, independente do conteúdo tecnológico e voltado para os problemas organizacionais e estratégicos; especialistas em qualidade como a aplicação de ferramentas específicas; e muitos outros que poderiam ser aqui listados.

Quando transportadas para a prática estas visõespodem levar a muitos problemas e ineficiências. Isto porque qualquer desenvolvimento, por maior a hegemonia de um determinado conteúdo tecnológico, implica em conhecimentos de várias destas visões. Este processo é um todo integrado que depende, para um adequado resultado final, a consideração de diversos fatores ligados às mais diversas áreas do conhecimento. Cada visão parcial carrega consigotambém uma linguagem e determinados valores próprios, que dificulta a integração entre os profissionais pertencentes a cada uma dessas escolas.

Enfrentar esta situação depende do desenvolvimento de uma visão holística , ou seja, da construção uma imagem única e integrada do processo de desenvolvimento de produto. A forma de representá-la empregada pelo Grupo de Engenharia Integrada é por...
tracking img