Desenvolvimento de produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES ANHANGUERA EDUCACIONAL








Administração 7°A
Prof. Rinaldo César



Exercícios de Gestão de Desenvolvimento do Produto.










Daiane Aparecida Camoleze RA: 0901347918




Valinhos
2012

Sumário








Questões capítulo 01 03
Questões capítulo 02 06



























Capítulo 01 – Gestãodo Processo de Desenvolvimento de Produtos.


5. Qual a importância de classificar, em categorias, os tipos de projetos de desenvolvimento de uma empresa?

R: Esta na necessidade de planejar estrategicamente e de forma conjunta todos os projetos de desenvolvimento, os quais possuem relevância e necessidades de recursos que são específicos a cada caso. Com isso, assegura-se que se tenha aquantidade adequada de recursos para coordenar e executar os vários projetos, conseguir eficiência nas atividades realizadas e obter um padrão adequado de inovação dos produtos da empresa, que não seja nem tão conceitualmente estático nem caoticamente dinâmico.


6. Qual a contribuição ou papel, para o PDP, das principais funções ou processos empresariais?

R: Para um desenvolvimento de produtobem-sucedido, é essencial a integração desse processo com as funções e outros processos empresariais envolvidos na realização de atividades e suprimento de informações para o PDP. Isso requer que o tempo, a comunicação, a disponibilização de informações e o conteúdo das atividades nas várias funções estejam coordenadas e que as ações tomadas nas funções apoiem-se mutuamente, tendo em vista as metasdo projeto.


7. Qual a importância, para a empresa, de uma boa gestão estratégica e operacional do PDP?

R: A demanda por mudanças nos produtos, e nas suas aplicações e usos, tem aumentado muito intensamente, justificando uma preocupação maior com a eficiência e eficácia do desenvolvimento de produtos. A contribuição do PDP como fonte de vantagens competitivas para as empresas está sendocada vez mais enfatizada. Estima-se que uma parcela significativa, algo em torno de 85% dos custos do ciclo de vida de um produto, é reflexo da fase de projeto, ou seja, fica determinada em função do que é definido no projeto.
São possíveis reduções de mais de 50% no tempo de lançamento de um produto, quando os problemas de projeto são identificados e resolvidos com antecedência,reduzindo o número de alterações posteriores e os tempos de manufatura e de resposta às necessidades do consumidor e, portanto, gerando competitividade.
Estima-se, também, que o atraso na detecção e correção de problemas, à medida que se avança do projeto para a produção e para o consumo, representa um aumento do custo de alteração (resolução dos problemas), que cresce em progressão geométrica de razão10 a cada fase.
Além da obtenção da qualidade de produto e de processos, o PDP tem forte influência sobre outros fatores de vantagem competitiva, como custo, velocidade e confiabilidade de entrega e flexibilidade. A vantagem em flexibilidade pode ser favorecida pelo PDP que compartilha grande quantidade de componentes e pelo projeto de processos, os quais buscam favorecer o compartilhamento dosequipamentos de produção.
O processo de desenvolvimento de produto basicamente tem seu desempenho avaliado por meio de indicadores associados à qualidade total do produto desenvolvido, aos custos e à produtividade desse processo e ao tempo total de desenvolvimento, e de sua contribuição para a competitividade da empresa em termos de rentabilidade, crescimento, fortalecimento da imagem eparticipação no mercado.
Acima de tudo, é necessário que se tenha uma adequada estratégia de desenvolvimento. Essa estratégia representa um caminho para se criar uma estrutura capaz de reduzir problemas típicos, como a falta de envolvimento da alta administração nas decisões do desenvolvimento de produtos, especialmente nas suas primeiras etapas, e a falta de sintonia entre o plano de negócios da...
tracking img