Sistema cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular apresenta varias funções integrativas e de coordenação no organismo, mas a função primordial deste sistema é a de transporte e distribuição de oxigênio e nutrientes, remoção dos produtos do metabolismo. O sistema esta organizado em uma bomba, uma serie de tubos para a distribuição e coleta, e uma rede de vasos finos que permitem trocas rápidasentre os tecidos e o sistema de vaso. O fluxo de sangue gerado pela bomba direita é lançado na circulação pulmonar e chega ao coração esquerdo e o fluxo de sangue gerado pela bomba esquerda percorre a circulação sistêmica e retorna ao coração direito. A principal forca que determina o fluxo pela circulação é o gradiente de pressão gerado pelo trabalho ventricular.
A sístole (contração) do ventrículoesquerdo eleva a pressão na aorta para aproximadamente 120 mmHg, enquanto nas grandes veias e átrio direito a pressão esta proxima a atmosférica. A pressão no sistema arterial é pulsátil porque o trabalho da bomba é intermitente.
A circulação se inicia com vasos de maior calibre, com grande capacidade elástica (vasos de condutância), seguidos de vasos menos calibrosos, com uma camada muscularproporcionalmente maior e os esfíncteres pré-capilares (vasos de resistência), vasos muito finos, desprovidos de camada muscular, os capilares (microcirculacao) e finalmente vasos com maior calibre, e boa camada elástica e muscular (vasos de capacitância).
O coração é formado por tecido muscular estriado cardíaco, é o responsável por gerar a pressão necessária para permitir a circulacao do sangue ea perfusao dos diferentes órgãos. As células do nódulo sinoatrial do coração geram impulsos elétricos periódicos, que desencadeiam a contração das camaras cardíacas de modo sincronizado.
O coração é dividido em quatro camaras, dois átrios (direito e esquerdo) na porção superior e dois ventrículos (direito e esquerdo) na porção inferior.
O sangue possui um trajeto unidirecional tanto ao passarpelo coração como pelos vasos sanguíneos. No coração o fluxo de sangue é direcionado pela presença de válvulas situadas entre os átrios e os ventrículos (válvulas atrioventriculares) e entre os ventrículos e as grandes artérias (válvulas semilunares). As válvulas cardíacas, em um numero de quatro no total, são estruturas passivas que se abrem ou se fecham, dependendo da diferença de pressão entre osdois compartimentos que circundam a valvula. Assim, por exemplo, quando a pressão interna do átrio direito aumenta e fica superior a do ventrículo direito, a válvula tricúspide se abre e o sangue escoa para o ventrículo direito. A medida que ocorre o enchimento ventricular a pressão aumenta nesta camara e diminui no átrio direito, resultando em uma tendência de retorno do sangue para o átrio.Essa alteração de pressão provoca o fechamento da válvula tricúspide e mantem o sangue aprisionado no ventrículo direito. Mecanismo semelhante ocorre com as demais válvulas. No interior dos ventrículos existem fibras musculares, denominados músculos papilares, os quais estão conectados as cúspides das válvulas atrioventriculares através das cordas tendineas. Durante a contração dos ventrículos asválvulas atrioventriculares se fecham e os músculos papilares se contraem, tensionando as cordas tendineas. Este mecanismo impede a inversão dessas válvulas para o interior dos átrios devido a grande pressão desenvolvida pelas paredes dos ventrículos.

Artérias
O sangue ao ser bombeado pelos ventrículos, passa as grandes artérias. A aorta é o segmento de maior pressão da circulação, chegando apressão máxima (sistólica) de aproximadamente 120 mmHg durante a sístole (contracao do ventrículo) e caindo para 80 mmHg durante a distole (relaxamento do coração). O volume sistólico, isto é, o volume de sangue ejetado a cada contração do coração, de aproximadamente 70 mL, deve ser acomodado temporariamente no interior do segmento inicial da aorta. Uma vez que o volume da aorta é insuficiente para...
tracking img