Sudao do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O novo país tem 9 milhões de habitantes, entre cristãos e animistas. Segundo relatório da organização de vigilância Global Witness em Londres, 90% dos sudaneses do sul vivem com menos de US$ 1 por dia. O Estado tem a mais alta taxa de mortalidade materna do mundo, e 1 a cada 8 crianças morrem antes de completar 5 anos.
Carente de condições básicas e de infraestrutura, o Sudão do Sul, no entanto,é rico em petróleo. Mas o “ouro negro” precisa ser levado para refinarias no Sudão, de onde o produto é escoado pelo Mar Vermelho, graças a dois imensos oleodutos. Os países dividem as receitas.
Os conflitos entre os árabes muçulmanos do norte e os negros do sul começaram em 1956, um ano antes da independência do Sudão em relação ao Reino Unido. Houve combates intensos em torno de terras erecursos naturais. A última guerra terminou em 2005, com a assinatura de um acordo de paz que previa a realização de um referendo em janeiro de 2011, para que os sudaneses do sul decidissem ou não pela separação. Quase todos votaram a favor da criação de um novo Estado. No Sudão, mais populoso e com o triplo da área, ficaram 31 milhões de habitantes.
Em reportagem publicada em abril, o jornalistaLourival Sant’Anna, enviado especial doEstado aos dois países, conversou com vários sudaneses sobre a separação. Os habitantes do norte sentiam-se rejeitados e prejudicados; os do sul, aliviados e otimistas.
Os EUA se dizem preparados para ajudar os dois países e exigiram que eles acertem o fim das hostilidades na fronteira – que ainda não tem limites bem demarcados. Em artigo publicado em julho nojornal The Washington Post, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu a retomada das negociações e deixou dois recados. Ao Sudão do Sul, para que construa um “governo democrático, que respeite os direitos humanos e forneça serviços com transparência e responsabilidade”. E ao Sudão, para que “ponha fim a seu isolamento na comunidade internacional” e atue com mais afinco para resolvera crise humanitária e de segurança em Darfur, no oeste do país.

Sudão do Sul ganhou a independência do Sudão em 9 de Julho de 2011, o resultado de um acordo de paz de 2005 que encerrou a guerra de África mais longa civil.
A esmagadora maioria dos sul-sudaneses votaram em um referendo de 2011 janeiro de secessão e tornar-se primeiro país da África novo desde a Eritreia se separou da Etiópia em1993.
A nova nação deve se beneficiar de herdar a maior parte da riqueza petrolífera do Sudão, mas continuando disputas com Cartum e uma falta de desenvolvimento econômico nuvem seu futuro imediato.
Geografia
Formado a partir da 10 sul-mais estados do Sudão, Sudão do Sul é uma terra de pastagens expansivas, pântanos e floresta tropical transzonais ambas as margens do Nilo Branco.
É altamentediversificada étnica e linguisticamente. Entre os maiores grupos étnicos são os Dinka, Nuer e Schelluk.
Ao contrário da população predominantemente muçulmana do Sudão, os sudaneses do Sul seguem religiões tradicionais, enquanto uma minoria são cristãos.
História
Como Sudão preparado para conquistar a independência do domínio britânico e egípcio conjunta em 1956, os líderes do sul acusou as novasautoridades de Cartum de apoio fora da promete criar um sistema federal, e de tentar impor uma identidade islâmica e árabe.
Em 1955, os oficiais do exército do sul se amotinaram, desencadeando uma guerra civil entre o sul, liderado pelo movimento guerrilheiro Anya Nya, eo governo sudanês.
O voto sim no referendo de 2011 sobre a independência provocou cenas de júbilo
O conflito só terminouquando a Addis Abeba acordo de paz de 1972 concedido ao sul uma medida de autonomia.
Mas, em 1983, o sul, liderada pelo Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM) e seu braço armado, o povo do Sudão Liberation Army (SPLA), surgiu de novo na rebelião quando o governo sudanês cancelado o regime de autonomia.
Pelo menos 1,5 milhões de pessoas são pensados ​​para que perderam a vida e mais de...
tracking img