Desenvolvimento de comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE
As comunidades existem num estado de fluxo contínuo. Os organismos morrem e outros nascem para tomar seus lugares; a energia e os nutrientes passam através dacomunidade. Contudo, a aparência e a composiçao da maioria das comunidades nao muda apreciavelmente ao longo do tempo. Mas quando um habitat é perturbado (uma floresta desmatada, uma pradaria queimada, umrecife de coral obliterado por um furaçao, uma ilha coberta por cinza vulcânica), a comunidade lentamente se reconstrói. As espécies pioneiras adaptadas aos habitats perturbados sao sucessivamentesubstituídas por outras espécies à medida que a comunidade atinge sua estrutura e composiçao originais. A sequência de mudanças iniciadas pela perturbaçao é chamada de sucessao, e a associaçao de espéciesatingida em última instância é chamada de uma comunidade de clímax.
Espécies pioneiras: Têm reproduçao e crescimento rápidos, boa capacidade de dispersao, tolerância às condiçoes normalmenteestressantes dos habitats novos e rápida conversao de recursos en filhotes. Dominam os estágios iniciais de uma sucessao.
Espécies tardias: Têm fecundidade baixa a moderada, dispersao e crescimento maislento, tolerância a recursos escassos, boa capacidade competitiva e maior investimento de energia por filhote. Por tanto se establecem mais tarde na sere.
A mudança vem rápida no início. A velocidade dasucessao cai à medida que as espécies de crescimento mais lento aparecem.
Várias sequências sucessionais podem levar a comunidades de clímax semelhantes num dado bioma. Cada uma destas sequênciassucessionais é chamada de sere. O curso do desenvolvimento da comunidade em cada sere depende do seu começo. Embora os estágios iniciais da sere dependam do habitat onde ele começa, a influência dascondiçoes iniciais desvanece com o tempo, à medida que as seres convergem para comunidades semelhantes de clímax.
Sucessao primária: É o estabelecimento e o desenvolvimento de comunidades em habitats...
tracking img