Desenvolvimento de Comunidade

Páginas: 17 (4236 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Reformas de Estrutura Preocupam Intelectuais
O discurso mantido pelo desenvolvimento de comunidade brasileiro revela novas preocupações durante os anos que decorrem de 1960 a março de 1964, a partir de 1960 tenta-se conferir-lhe um caráter político , crítico e classista. O desenvolvimento de comunidade passa a ser inserido no contexto do desenvolvimento nacional, numa dimensão macrossocietáriae em função de mudanças estruturais. Isto fica claro no “ Seminário Nacional sobre as Ciências Sociais e o desenvolvimento de Comunidade Rural no Brasil”, promovido em 1960 pelo Serviço Social Rural (SSR).
O Seminário Nacional promovido pelo SSR polariza seu temário em torno de dois grandes núcleos: a) ensino, pesquisa e aplicação das ciências sociais; b) desenvolvimento rural epessoal técnico. Segundo a expositora, Josephina Albano, o desenvolvimento de comunidade é definido como um processo de mudança cultural dirigida, e através dele a comunidade é motivada para conhecer e analisar seus principais problemas, buscar soluções e obter o apoio dos orgãos locais para seu desenvolvimento global. Para ela o desenvolvimento de comunidade é mais do que um programa local dedesenvolvimento. Ele é um movimento que implica transformação das estruturas em todos os planos: nacional, estadual e local.
Albano afirma que o povo precisa sentir a necessidde de mudar, encontrar razões, motivos para querer mudar encarando-se essa mudança pela adesão espontânea e consciente. Daí dizer-se que o desenvolvimento de comunidade é um trabalho educativo. Com isso se predica queas pessoas querem e podem mudar, e que as mudanças participadas têm uma estabilidade muito maior do que as mudanças impostas, pois encara-se que o desenvolvimento de comunidade como uma estratégia para restituir o equilíbrio ao progresso; justifica-se a mudança pelo princípio do consenso existente na comunidade, aborda-se esta como um povo único, solidário, harmônico, vinculado por um laço decooperação: defende uma mudança participada pelo fato de que ela é funcional ao sistema, ao garantir maior estabilidade à mudança dirigida. O discurso de Albano assume relevância, na medida em que abre perspectiva para uma abordagem em âmbito macrossocietário objetivando a mudança das estruturas do país.
De par com os postulados por reformas estruturais, o seminário deixa transparecer umaótica pautada na extensão rural, onde a preocupação máxima é a modernização da agricultura, para a qual se faz necessária uma mudança cultural, invocando-se o argumento de que o processo de inovação esbarra com resistências colocadas pelas populações interioranas. Como forma de solucionar tais barreiras e lograr a mudança dirigida sugere-se a adoção do método da experimentação por participação, queobjetiva alterar certos aspectos da vida real dos membros de uma comunidade, como se tratasse de acontecimentos naturais.
Pode concluir que o Serviço Social Rural interessa uma reforma agrária que viabilize a “modernização”, uma “maior produtividade” e a “formação de uma capital agrícola” pois se deixar o desenvolvimento agrícola para trás envolve um grande perigo. O serviço social reproduz,nestas condições, a posição tomada por vários setores da burguesia nacional que defendem a reforma agrária enquanto uma técnica de racionalização da economia agícola. No II Congresso brasileiro de serviço social diz que a a estrutura agrária, assentada no latifúndio , é incompatível com o desenvolvimento sócio-econômico.
O desenvolvimento da comunidade é concebido sob este prisma decomplexidade e apresentado como “instrumento hábil para o desenvolvimento nacional” na vez que os problemas são focalizados em sua globalidade, cada comunidade é individualizada em sua história, seus costumes, suas possibilidades; os membros da comunidade são chamados a participar em todos os momentos do processo de desenvolvimento, permite um desenvolvimento solidário de todas as comunidades. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de Comunidade
  • desenvolvimento de comunidade
  • Desenvolvimento de comunidade
  • Desenvolvimento de Comunidades
  • Desenvolvimento de comunidade
  • Desenvolvimento de comunidade
  • Desenvolvimento de comunidade
  • desenvolvimento de comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!