Desenvolvimento de comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE

Diego Crivelatti

RESUMO - O presente artigo chama atenção para a importância da temática referente ao Desenvolvimento de Comunidade, destacando a historicidade marcada pela disputa de um mundo, dito bipolarizado, entre os Estados Unidos e a então chamada União Soviética, cuja estendeu suas dominações as regiões orientais. Nessa perspectiva, de ameaça pelaexpansão de sua adversária, os Estados Unidos iniciam uma vasta introdução de suas ideologias, principalmente, na extensão do Continente da Americano. Com um discurso pautado na harmonia, passou a oferecer conhecimento técnico e trativas para uma vida melhor. O Desenvolvimento de Comunidade passa a ser utilizado, por se tratar de um instrumento técnico-metodológico de ação junto às comunidades.Iniciou-se seu movimento pela área rural e posteriormente, estendeu-se para o meio urbano. Pauta-se nos objetivos da organização social da população comunitária para o enfrentamento dos seus interesses e preocupações, numa perspectiva de ampliação das condições de cidadania.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Desenvolvimento de Comunidade. Cidadania.

INTRODUÇÃO
O presente artigo abordará como tema oDesenvolvimento de Comunidade, demandando uma base de sustentação teórica e um referencial metodológico sistematizador que propicia entendimento das articulações no domínio político-jurídico-ideológico.
___________________

¹ Acadêmicos da 5ª Fase do curso de Serviço Social da UNOESC Campus de São Miguel do Oeste.
Abordará aspectos históricos do desenvolvimento de comunidade, bem como adireção tomada pelos seus intelectuais nos diversos momentos de sua trajetória, no contexto da guerra fria, marcando um momento em que as atenções são voltadas as populações rurais.
Importante descrever o desenvolvimento de comunidade na atualidade, desenvolvendo iniciativa nos movimentos sociais e política social, sendo questão central à participação social. Finalizando o desenvolvimento decomunidade e suas implicações teórico-metodológicas no contexto sócio-histórico em que se situa.

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE

GÊNESE DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE

O princípio do qual se parte, fará a retomada quanto às condições históricas, postulada na adversidade de grandes potências – lideradas pelos Estados Unidos e Rússia – deflagrando a chamada Guerra Fria pela conquista do primadopolítico, econômico e ideológico de um mundo supostamente bipolarizado.
A consolidação do bloco socialista e sua expansão aos países orientais começam a representar um perigo crescente para os países capitalistas, simultaneamente atingidos pela perda de suas colônias. Contribui para isso a bandeira da social-democracia, defendida pela então recém criada Organizações das Nações Unidas (ONU), em buscarestratégias capazes de garantir a ordem social de preservar o mundo “livre” dos regimes de ideologias consagradas como não democráticas.
Dessa forma, vale-se do argumento de que “a pobreza é um entrave e uma ameaça tanto para as populações ditas pobres como as áreas mais prosperas”. É nessa perspectiva que os Estados Unidos se proclama líder do mundo, com um discurso pautado em oferecer ospaíses amigos da paz, benefícios de conhecimento técnico e ajudá-los a realizar suas aspirações por uma vida melhor. No que se refere ao Brasil, em 1942 é celebrado convênio entre o governo brasileiro e dos Estados Unidos para incremento da produção de gêneros alimentícios em nosso país, incluindo um quadro de técnicos americanos junto ao Ministério de Agricultura, para assessoria a Comissão de Produçãode Alimentos².
Com efeito da promulgação em 1945 do acordo sobre a Educação Rural, prepara-se mais diretamente a entrada ao Desenvolvimento de Comunidade (DC) no país, propondo-se a estabelecer “maior aproximação Interamericana, mediante intercâmbio intensivo de educação, idéias e métodos pedagógicos entre os dois países”, por meio de recursos como rádio, cinema, biblioteca, museus...
tracking img