Desenvolvimento de comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DISCIPLINA: TRABALHO COM COMUNIDADE I PROFESSORA: VALÉRIA COSTA ALDECI DE OLIVEIRA PERÍODO: 2012.1

Amanda Cristina De Souza Ferreira Georgia Kessia Cavalcanti Da Silva Maria José Marcelino da Silva

OS DESDOBRAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE NO BRASIL: MUDANÇAS QUE MANTIVERAMINTOCADA A ESTRUTURA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

João Pessoa 2012

OS DESDOBRAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE NO BRASIL: MUDANÇAS QUE MANTIVERAM INTOCADA A ESTRUTURA DAS RELAÇÕES SOCIAIS Amanda Cristina De Souza Ferreira¹ Georgia Kessia Cavalcanti Da Silva² Maria José Marcelino da Silva³ Resumo Com base nos pressupostos do Desenvolvimento de Comunidade datado de 1942 pelo governoBritânico, o objetivo era a promoção da melhoria de vida da população comunitária através da iniciativa popular (comunidade), ou pelo emprego de técnicas que as desencadeassem a fim de assegura-lhes à participação ativa no programa. Dadas às condições que preconizaram em sua gênese o Desenvolvimento de Comunidade no Brasil, através da disseminação de uma ideologia política desenvolvimentista, e um discursonacionalista, visava-se a integração das comunidades para o País sair do subdesenvolvimento, numa concepção concebida de forma acrítica, apolítica e aclassista, dentro de uma visão focalística e setorizada da sociedade. Palavras chaves: Comunidade; Desenvolvimento; Política; Participação. Introdução O Desenvolvimento de comunidade no cenário internacional tem a sua concepção ligadaintrinsecamente aos acontecimentos políticos e econômicos mundiais da época, onde significativas modificações causadas durante e após a II guerra mundial (19391945), seguida pela luta entre as grandes potências (Alemanha, Japão, EUA, Inglaterra, França e União Soviética), ocasionaram o enfraquecimento de algumas nações e a supremacia dos EUA, que até então mantinha uma economia voltada para a guerra, passa adireciona-la para a paz, numa espécie de programa de assistência técnica aos países pobres, com especial interesse aos países da América Latina. No Brasil, o início dessa relação deu-se através da penetração de interesses econômicos e políticos; o Brasil garantiu a entrada de bases militares e comerciais Americanas em troca de empréstimos concedidos pelo EUA em longo prazo.

¹ Graduanda em ServiçoSocial pela Universidade Federal da Paraiba. ² Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraiba. ³ Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraiba.

2

Com efeito, a ideologia desenvolvimentista, que vale salientar, compreende também a consolidação do funcionalismo no Serviço Social – base instrumental – teve o seu surgimento no governo Vargas (1950-1954), ea sua solidificação no governo Kubitschek (1955-1960), objetivamente como parte integrante do programa de assistência aos países pobres para conter o avanço do bloco socialista (ideologia comunista). Liderados pelos EUA os países capitalistas criaram a ONU (Organização das Nações Unidas), que preconizava uma social democracia para defender o mundo da ideologia não democrática, e a OEA (Organizaçãodos Estados Americanos). Os primeiros convênios foram celebrados em 1942 para prover a produção de Gêneros alimentícios, tendo em vista a melhoria das condições econômicas, sociais, e culturais da população rural, e das comunidades, bem como integra-las na vida nacional e capacita-las a contribuir plenamente para o progresso do País, expandir a ideologia do modo de produção capitalista, emarcaram a introdução do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil. 1. Educação e Desenvolvimento de Comunidade no Brasil. Os acordos firmados entre o Brasil e os EUA tinham como proposta também promover a Educação rural no Brasil e estabelecer um intercâmbio multidisciplinar de educação, ideias e métodos. Sendo assim, ao receber alguns investimentos o Brasil criou a Comissão Brasileiro – Americana de...
tracking img