Desafio de direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito comercial e o direito de empresa
As demandas de consumos de produtos e serviços são assistidos pelas atividades empresariais, que combinam fatores de produção que se dividem em capital, mãode obra, insumos e tecnologia para atender à necessidade humana de consumo.
Essa atividade implica em riscos que emanam da complexidade que está atrelada ao processo mercadológico que envolveoutras questões de relações humanas como necessidades de consumo e oferta de produtos e serviços que acompanham todo o desenvolvimento da humanidade. E neste contexto que o ramo do direito comercial surgepara harmonizar as relações que envolviam o universo em que estavam relacionado as relações comerciais através do Código Civil e Comercial. Contudo as regulamentações contidas nesses documentos nãoabrangiam algumas atividades que com o passar do tempo passaram a ganhar notoriedade, por isso este documento sofreu uma defasagem.
Surge então a Teoria da Empresa na Itália em 1942, visandoregulamentar as atividades econômicas que não estavam inclusas em regulamentações anteriores como atividades de comércio e bancárias. No Brasil o Código Comercial sofreu fortes influências da Teoria dos Atosde Comércio e logo mais com a edição da Lei 10.406/02 (Código Civil) foi reconhecida a Teoria da Empresa em nossa legislação. Nela está estabelecido o que é o empresário, que é “aquele exerceprofissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.”
Empresário
Apesar de cotidianamente serem usados como termos sinônimos há diferenças conceituais epráticas entre eles. O empreendedor é aquele que costuma idealizar novos projetos, e identifica oportunidades em situações improváveis, e para pô-los em prática costumam assumir todos os riscospertinentes ao seu ideal. Já o empresário tem uma postura mais conservadora e costumam dispensar situações que ofereçam riscos à empresa não apostando em mudanças radicais, preferindo atitudes mais...
tracking img