Dados lassale e hesse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica



Obras: LASSALE, Ferdinand. O que é uma constituição? Tradução de Hiltomar Martins Oliveira.
HESSE, Konrad. A força normativa daconstituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes.



Ferdinand Lassalle, nascido em Breslau em 11 de abril de 1825, é considerado um precursorda social-democracia alemã. Foi contemporâneo de Karl Marx, com quem esteve junto durante a Revolução Prussiana de 1848. Lassalle morreu em 31 de agosto de 1864.  "A Essência da Constituição" foiuma de suas grandes obras.
Konrad Hesse, nascido em Kalingrado em 29 de janeiro de 1919 e falecido em 15 de março de 2005, foi um jurista alemão. “Elementos de DireitoConstitucional da República Federal da Alemanha” e “Direito Constitucional e Direito Privado” foram algumas de suas obras marcantes.
Ambas as obras por usarem uma linguagemmais complexa deve ser estudada por pessoas mais velhas e alunos universitários, principalmente para os acadêmicos de direito que estudam ao longo de seu curso o direito constitucional.Tendo uma base nesse assunto fica bem mas claro o entendimento da crítica de Hesse à Lassale.
A força normativa da constituição “nasceu” de uma palestra feita por KonradHesse na Universidade de Freiburg e sustenta um sentimento de resistência as mudanças constitucionais consideradas desnecessárias. Essa obra se contrapõe as ideias expostas por Lassale nasua palestra (1862) demonstrando que a Constituição possui uma força normativa própria, ou seja, ela é uma norma coercitiva.
Porém, não é só uma crítica que Hesse faz aLassale. Em certo momento, existe uma compatibilidade entre o pensamento de ambos quando exaltam a existência dos fatores do poder e as influências que estes tem sobre a Constituição.
tracking img