Pena de morte e eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pena de Morte
         Este sistema político teve origem na Antiga Grécia em 1750 a.c, decretavam, que a punição aos indivíduos que cometiam crimes era a Pena de morte. Deste modo, esta sentença foi considerada pelo poder político uma solução aos problemas políticos. Nesta ideologia, a pena de morte ainda é aplicada em muitos países do Mundo.Na Idade Média foi uma continuação deste sistemapolítico. Esta época foi pródiga de execuções, desde dos delinquentes até aos criminosos políticos. A instituição que nesta época teve um papel fundamental na aplicação da pena de morte foi a inquisição, com isto a inquisição, contra estes propagadores da desordem atuavam sobre eles, utilizando violentas torturas e a aplicação da pena de morte.
A tortura era um recurso utilizado para extrairconfissões dos acusados de pequenos delitos, até crimes mais graves. Além de aparelhos mais sofisticados e de alto custo, utilizava-se também instrumentos simples como tesouras, alicates, garras metálicas que destroçavam seios e mutilavam órgãos genitais, chicotes, instrumentos de carpintaria adaptados, ou apenas barras de ferro aquecidas. Atualmente, muitos países   admitem a pena de morte em casosexcepcionais, como em tempo de guerra e em situações de extrema gravidade. Hoje em dia, quase todas as democracias, como a França, a Alemanha ou Portugal, aboliram a pena de morte.A pena de morte é assim considerada uma forma de punição muito controversa. Métodos de aplicação de pena de morte:Asfixia,fogueira,crucificação,esmagamento, esmagamento por elefante desmembramento,afogamento, electrocutado numacadeira elétrica,fuzilamento,câmara de gás,apedrejamento e estrangulamento.
Eutanásia

A eutanásia faz parte de um atual e profundo debate ético-jurídico, compreendendo a participação de inúmeros segmentos da sociedade, pois toca num dos mais fascinantes problemas que aflige o homem, ou seja, a sua própria vida. A palavra eutanásia deriva-se do grego e significa boa morte.Diversos povos, comoos celtas, por exemplo, tinham por hábito que os filhos matassem os seus pais quando estes estivessem velhos e doentes. Por exemplo, Platão, Sócrates e Epicuro defendiam a ideia de que o sofrimento resultante de uma doença dolorosa justificava o suicídio.Eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.Em primeirolugar, é importante ressaltar que a eutanásia pode ser dividida em dois grupos: a "eutanásia ativa" e a "eutanásia passiva.A "eutanásia ativa" conta com o traçado de ações que têm por objetivo pôr término à vida, na medida em que é planeada e negociada entre o doente e o profissional que vai levar e a termo o ato.A "eutanásia passiva" por sua vez, não provoca deliberadamente a morte, no entanto, com opassar do tempo, conjuntamente com a interrupção de todos e quaisquer cuidados médicos, farmacológicos ou outros, o doente acaba por falecer. É relevante distinguir eutanásia de "suicídio assistido", na medida em que na primeira é uma terceira pessoa que executa, e no segundo é o próprio doente que provoca a sua morte, ainda que para isso disponha da ajuda de terceiros.

Países onde ocorremPena de morte

Trinta e um países aboliram a pena de morte em sua lei ou na prática nos últimos 10 anos, mas a China, o Irã, a Arábia Saudita, os Estado Unidos e o Iêmen permanecem entre os países que mais frequentemente praticam execuções.A minoria de países que continua a utilizar sistematicamente a pena de morte foi responsável por milhares de execuções em 2010, desafiando a tendência global deabandono dessa prática “Enquanto o número de execuções apresente uma queda, numerosos países continuam a emitir sentenças de morte para crimes de tráfico de drogas, crimes econômicos, sexo consensual entre adultos e blasfêmia, violando as normas internacional de direitos humanos, que permite o uso da pena de morte apenas em casos de crimes graves.Duas regiões são responsáveis pela maioria das...
tracking img