Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 3 Softwares educativos

Aula-tema 3: Softwares educacionais
Nesta aula-tema desenvolvemos o importante tema de Softwares educativos.
O assunto aparece no segundo capítulo do PLT de nossa disciplina, e foi escrito por Marilda Aparecida Behrens, entre as páginas 96 a 99, sob a forma de modalidades de uso do computador no ensino. Nesta exposição, aprofundamos a descrição contida no livro.Softwares educativos são aplicativos desenvolvidos especialmente para a área educacional. Nos limites deste curso, apresentaremos alguns exemplos de software educativos que reportam também à modalidades de uso do computador no ensino, se considerarmos a Internet uma discussão à parte. Vejamos alguns exemplos, discutidos na webaula:
Programas tutoriais ou instrução programada
Os programastutoriais, nos formatos mais tradicionais, apresentam um curso na forma de roteiro em que um conjunto de informações é apresentado em módulos, no computador (ver fig.1, abaixo).

Figura 1: Figura 1: software Focus on Grammar – Adison Wesley Longman Publishing Company
Para avançar no curso, de um módulo a outro, é necessário fazer alguns exercícios (ao final de cada módulo). Existe ainda a opção deretornar ao início ou fazer uma revisão dos assuntos já vistos.
Em alguns sistemas, esse retorno é compulsório até que o usuário possa progredir nas lições. Uma característica fundamental dos programas tutoriais tradicionais é que o material transmitido é selecionado, armazenado e apresentado de forma rígida e todo usuário é tratado da mesma maneira.
Entre as vantagens dos programas tutoriais estãoa possibilidade do aluno participar do curso de sua casa ou do local de trabalho, sem a supervisão de um professor, de acordo com seu próprio ritmo e disponibilidade de tempo. Esses programas requererem pouquíssima preparação e são considerados frios e cansativos por muitos estudantes, o que os torna adequados apenas a certos tipos específicos de conteúdos e perfis de usuário, com destaque, porexemplo, para o ensino técnico ou de idiomas.
Identificados com proposta instrucionista de ensino, os tutoriais favorecem que o estudante memorize informações, automatize respostas e recupere eventual falta às aulas.
Experimento simulado
Experimentos simulados podem substituir experimentos reais, quando experimentos reais são muito caros, inviáveis ou arriscados e também podem ser utilizadospara preparar os experimentos reais, ajudando a focar as implicações conceituais.
Contudo, carregam também suas incertezas: até hoje não foi possível provar de forma contundente que esse tipo de aplicação possa contribuir para o desenvolvimento de habilidades elaboradas, que serão exigidas dos alunos na situação real, como, por exemplo, a tomada de decisões, análise de dados ou resolução deproblemas.
Simuladores
A expressão mais sofisticada dos programas denominados "simuladores" são os ambientes nos quais o comportamento do usuário altera a experiência (ver fig. 2, abaixo).

Figura 2: tela do simulador de Vôo Flight Simulator (http://static.sftcdn.net)
Ainda atravessamos uma fase embrionária no desenvolvimento de simuladores para o ensino, que se encontram, nesta área, relacionados ajogos sofisticados, embora as possibilidades de desenvolvimento por esse caminho no campo educacional sejam promissoras.
As ferramentas de animação e modelagem (incluídas aqui na categoria de simuladores) podem ser particularmente interessantes na medida em que permitem representar imagens e processos criando situações-problema por meio de cenários, relevos e paisagens para trabalhos comdisciplinas de meio ambiente, por exemplo. (ver fig. 3, abaixo).

Figura 3: área de trabalho do software de modelagem Bryce
Contudo, são ferramentas complexas de aprendizado excessivamente técnico e demorado, o que reduz seu interesse mesmo no ensino superior.
Uma crítica associada a programas de simulação é a de que eles estimulariam a visão cienticifista, de que o mundo real pode ser simplificado...
tracking img