Resenha filme "paradise now"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Paradise Now

O filme que será discutido nesta resenha será “Paradise Now”. Uma obra desvirtuada dos padrões norte-americanos de filmagem, já que se trata de uma produção árabe, o que a nós ocidentais soa totalmente novo e por isso instigante.
Paradise Now traz um tema à tona, que não faz parte do cotidiano brasileiro, e mais que isso, traz a figura do homem bomba, que para nossoscostumes, traveste-se de incoerência, e é incompreensível para nós entendermos a realidade e a cabeça dessas pessoas que se sujeitam a morte em favor de seus ideais.
O que o filme traz de evidente, é o fato de hoje em dia muitas instituições se apoderam do poder sobre os direitos humanos naturais e os subjugam conforme seus interesses; no caso do filme, mostra o evidente, que quando um direitohumano não é respeitado uma instituição acabado por se apoderar deste, e o subjulgando conforme seus valores, e doutrinando seus fiqueis para que assim os siga segundo o que mostram ser correto ou o certo.
Os direitos humanos consistem-se basicamente nas necessidades fisiológicas e biológicas de qualquer pessoa e ninguém pode subjugá-las de acordo com interesses ou diretrizes próprias a ponto de nãomais os respeitar. A partir deste conceito, não é só a religião que os subjulgam, mas também outras instituições como o estado que colocam suas leis a cima destes direitos, e por isso se faz importante esta discussão pela soberania das instituições sobre direitos humanos, que em verdade estão inertes em toda e qualquer pessoa.
Mas independente da discussão dos direitos subjulgados, ao assistir aofilme, caiu-se na critica a esses homens que escolhem a morte como caminho para o paraíso que assim é prometido a eles; infelizmente nosso preconceito da nossa cultura ocidental nos toma conta e não conseguimos nos desvencilhar da critica instantânea aos homens bombas.
Neste contexto o filme se faz perfeito para nós ocidentais para que desmistifiquemos um pouco essa figura tão incompreensívelpara nós que é a destes “terroristas suicidas”. Em 90 minutos de filme totalmente angustiantes, sem nenhuma trilha sonora, conseguimos enxergar outro lado destes árabes tão julgados pelo resto do mundo.
A história de dois amigos de infância que se listam juntos para seleção de homens bomba que vão realizar um determinado ataque ao lado israelita. A primeira mudança visual dos amigos mostra que ofilme provavelmente não será mais o mesmo; e, a partir daí, a todo o tempo é fácil confundir as personagens fisicamente, e isso reflete na confusão do pensamento e ideais das personagens. Aquele amigo qual parecia mais determinado a sua missão acaba por repensar sua posição; e o outro que a todo o tempo parecia não muito seguro de sua decisão, se mostra forte e determinado para executar a que sepropôs.
A cena mais instigante com certeza é a que as personagens gravam seus vídeos de mensagem para o pós ataque, e semelhantes a estes aparecem sendo comercializados em uma loja comum em outras cenas. Isso mostra o quão natural soa para esses cidadãos a escolha pelo terrorismo.
Todo o cenário onde se passa o filme também é sufocante com partes que a paisagem remete muito a um campo de refugiado; etambém as partes de preparação para o ataque, que se passam em lugares escuros, acimentados dando a dimensão de um esconderijo; o que acaba nos passando a idéia de algo irregular e por isso ilegal.
O final do filme é com certeza surpreendente; enquanto o expectador espera durante o filme inteiro a hora que as bombas amarradas terão alguma disfunção e se explodirão surpreendentemente, a surpresavem na última cena que com o foco nos olhos determinados da personagem, o close final nos deixa a duvida do que se passaria pelo resto do ato. E por mais que se subentenda o que se passará, resta a eterna esperança que ele repense sua decisão. O fato dele estar ligado a única história de amor do filme todo, nos faz ter compaixão pelo casal e torcer para que, o que já estava premeditado não...
tracking img