Cultura e clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Repensando a Cultura Organizacional
Maria Alice F. Rainho COPPE/UFRJ

Sumário:
1. A Dicotomia: Teoria X versus Teoria Y 2. Os Sistemas de Administração de Pessoas 3. A Tese da Reciprocidade 4. AFunção dos Objetivos Organizacionais 5. A Cultura e o Clima Organizacional Bibliografia Exercício

Perfil das Organizações Brasileiras

Apenas um pequeno e restrito círculo de empresas tem dado asuficiente atenção para a obtenção de melhores resultados através das pessoas. A maioria é: conservadora e tradicional, resistente às mudanças, burocrática, muito hierarquiza, centralizadora, possuiesquemas restritivos, autoritária etc..

A Dicotomia: Teoria X versus Teoria Y
Teoria X
As pessoas são preguiçosas e indolentes. As pessoas evitam o trabalho e procuram o menor esforço possível.As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras. As pessoas preferem ser controladas e dirigidas. As pessoas são ingênuas e sem iniciativa. As pessoas têm pouca imaginação epouca ambição.

Teoria Y
As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar. As pessoas procuram e aceitam responsabilidades edesafios. As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas. As pessoas são criativas e competentes. A imaginação, a criatividade e a engenhosidade são comuns.

Ação e Reação
Quanto maior o controle,maior as conseqüências imprevistas e indesejáveis do comportamento humano. A cada ação coercitiva corresponde uma reação comportamental contrária e equivalente. Qual é a origem deste problema? Faltade conscientização dos empresários e gerentes? Falta de currículo escolar adequado?

A Cultura Empresarial
A cultura é o conjunto de pressupostos básicos, valores, crenças, ritos, rituais,cerimônias, estórias, mitos, heróis, tabus, normas, preconceitos, comunicação (...), que influenciam o desempenho global da organização.

Níveis da Cultura Organizacional
Nível dos artefatos visíveis...
tracking img