Trabalho sobre paulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE TEOLOGIA
NOVA ANDRADINA

PAULO
E
Cartas paulinas

Professora: Cida
Aluno: Cirilo Ramos Júnior
20 de julho de 2010

PAULO

O primeiro nome e SHAUL ou SAULO (At 7,58), o que significa implorado, desejado. Naquele tempo, além do primeiro nome em hebraico, era costume ter um segundo nome, latinizado ou helenista. O segundo nome era PAULO (At 13,9) eé esse o nome que prefere e usa em todas as suas cartas.

Paulo deve ter nascido em torno do ano 5 a,C, na cidade de Tarso, na Cilicia da Ásia Menor (At.9,11; 21,29) , que ficava a uns 15 quilômetros do Mar mediterrâneo. Conforme historiadores era uma cidade enorme com aproximadamente 300 mil habitantes, possuía um porto muito ativo e de grande movimento. Era também um importante centrocultural.

É provável que sua família tenha origem na Galiléia e migrado para Tarso, antes do nascimento de Paulo. Naquele tempo a migração dos judeus da Palestina para as cidades costeiras do Mar Mediterrâneo era comum, desde o século V a.C e em todas havia comunidades judaicas bem organizadas, que juntos formavam a assim chamada diáspora e havia uma comunicação muito intensa entreessas comunidades da diáspora e a cidade de Jerusalém que era o centro cultural de todos os judeus..

Assim se entende porque Paulo, nascido em Tarso foi criado em Jerusalém (At. 22,3; 23,4-5) e como ele tinha uma irmã casada que morava em Jerusalém.

Paulo não era pobre, pelo contraria pertencia a elite da sociedade daquele tempo Tinha diante de si um grande futuro e apossibilidade de uma brilhante carreira, mas a entrada de Cristo modificou tudo isso (Fil. 3,7-8).

Paulo não era escritor, não escreveu nenhum livro, mas escreveu algumas cartas para as comunidades e companheiros de caminhada. As quais tratam de assuntos e problemas bem concretos da vida das comunidades e das pessoas.

Apesar de ser natural de uma cidade helenista na Ásia Menor,conservava a consciência muito clara de ser da raça de Israel (Fil 3,5), descendente de Abraão (2 Cor 11,22), da tribo de Benjamim (RM 11,1), hebreu (2 Cor 11,22), judeu ( At 22,3),

FORMAÇÃO

Como era costume dos judeus da época, Paulo recebeu sua formação básica como judeu primeiro na casa dos Pais e em seguida na sinagoga de Tarso e na escola ligada à sinagoga. A formação básicaconsistia: aprender ler e escrever, o estudo da lei e da história do povo, a transmissão da sabedoria da vida e das tradições religiosas e aprendizado das orações. Além dessas formações Paulo tinha também uma formação superior em Jerusalém, estudou aos pés de Gamaliel, neto e discípulo do célebre doutor Hitel (At.22,3), do qual ele confessa ter sido um aluno aplicado.

Além dos estudosque fez, Paulo tinha a profissão de fabricante de tendas e outros objetos de couro, que como todo menino daquele tempo aprendeu a profissão com seu pai, em Tarso.

Fazia questão de dizer que era cidadão de Tarso (At.21,39) e cidadão de Roma(At 16,37; 22,25) e que tinha esses títulos não porque os comprou.mas por nascimento (At 22,28). Só os cidadão eram considerados povo (demos) e sóeles podiam participar das assembléias, onde tomavam decisões com relação aos destinos da cidade. Esse tipo de organização se chamada demo (povo)- cracia (governo). Mas por pais que chamavam de governo do povo, o povo mesmo não participava, por não participavam os escravos e os libertos, nem os chamados peregrinos, isto é estrangeiros. Participava só uma pequena elite.

Paulo falava o grego(At 21,37) e o escrevia corretamente, o grego era a língua comum do comércio e do império. Era a língua do povo da cidade. Falava também o hebraico (At. 21,40; 26,14), língua que se usava quase exclusivamente na celebração da palavra nas sinagogas, Falava também, o aramaico que era a língua usada na palestina.

CONVERSÃO
Paulo sempre foi profundamente religioso, tanto antes...
tracking img