Apt - tec em seg no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO
(APT)
PROFESSORA: FRANCIELE CHUQUEL)

ALUNO: EDERSON RODRIGUES SOARES
Alegrete-RS, 27 de outubro de 2010.

TIPOS DE LIDERANÇA E ADIFERENÇA ENTRE GRUPO E EQUIPE

Conceito de líder: Líder é o guia, aquele que comanda, esse líder deve ter uma visão global, fazer ter uma relação entre o homem e o seu ambiente detrabalho. Ele ensina e também aprende, sabendo lidar com as pessoas para obter um melhor resultado. Ser líder não é uma tarefa muito simples, pelo contrário, liderança exige disciplina,paciência, humildade, compromisso e respeito.
Existe alguns tipos de líder como: Autoritário, indeciso, democrático, liberal, emergente etc. Irei conceituar alguns tipos de líder:Autoritário: é aquele que determina o que será executado pelo grupo, e quer obediência por parte dos envolvidos. É pessoal nos elogios e nas criticas, é dominador, normalmente tem comoconsequência o grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo.
Democrático: é o líder do povo, pelo povo, preocupa-se com participação do grupo e acata e ouve as opiniões de todos, eledetermina junto com grupo as diretrizes. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios, tem como consequência: a reação do grupo é de interação, participação, colaboração eentusiasmo.
Liberal: é aquele que dá total liberdade ao grupo para traçar as diretrizes, apresenta apenas alternativas ao grupo deixando a eles o poder da escolha. Tem como consequência ogrupo geralmente é ficar perdido, não ficando coeso.

Grupo e equipe não são a mesma coisa: No grupo os indivíduos estão juntos sem comprometimento e afinidades. Podem ter ou não umobjetivo em comum. Já na equipe há mais interação, as pessoas estão juntas em função de um mesmo objetivo, sendo assim há um comprometimento e envolvimento na resolução dos problemas.
tracking img