Admnistrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Rotina Operacional – Flight Standart

Responsabilidades:
Co-piloto: Responsável por auxiliar o Cmte. na operação da aeronave.

Comandante (Cmte): Responsável pela condução segura da aeronave. Ele terá toda e qualquer autoridade a bordo.

Funções do Co-piloto

A função do co-piloto que esteja a serviço da empresa será de se apresentar uma hora antes do EOBT ao Cmte. da aeronaveou antes (de acordo com o critério do cmte. desde que este seja pré-estabelecido por ele). É função do co-piloto verificar as condições operacionais dos aeródromos ou pistas a serem operadas, inclusive as alternativas. Para isso deverá ser consultado os NOTAM´s aplicáveis e válidos. Ele deverá levantar todas as condições metereológicas da rota e aeródromos, isso será feito consultando o METAR,TAF, Foto-satélite e sites confiáveis, apresentados ao Cmte. da aeronave no limite máximo de 30 minutos antes do EOBT. Também será de responsabilidade do co-piloto a verificação do AIP MAP a bordo assim como sua validade. O preenchimento da ficha de peso e balanceamento da aeronave e diário de bordo também será do co-piloto.

Funções do Cmte.
A função do Cmte. que esteja a serviço da empresa seráde se apresentar uma hora antes do EOBT no aeroporto e deverá analisar em conjunto com seu co-piloto as condições da rota utilizando para isso os materiais apresentado pelo co-piloto (NOTAM, METAR, TAF, etc...) deverá verificar as condições da aeronave e validade das documentações requeridas a bordo assim como verificar junto ao diário de bordo as possíveis ocorrências posteriores e suascorreções. Também será responsável pelo abastecimento da aeronave.

Rotina operacional Co-piloto - Início do vôo.

Inicialmente o co-piloto deverá efetuar a inspeção externa da aeronave, e no caso de a inspeção ocorrer no período noturno é mandatório que esta seja feita com o auxílio de uma lanterna.

Para o início do vôo o co-piloto deverá verificar as condições do aeroporto utilizando a freqüência doATIS, e no caso de não haver disponibilidade desse serviço deverá chamar a freqüência inicial do aeroporto(CLR, GRND, TWR ou AFIS) feito isso deverá solicitar a autorização de tráfego e efetuar o cockpit preparation e take off data.

-Cockpit preparation:, verificação utilizando o checklist de “inspeção interna” .

-Take off data: Após realizado a cópia da autorização o co-piloto iráselecionar a pressão QNH nos altímetros do lado esquerdo e direito, separar as cartas de subida(SID) e uma de pouso(IAL) para um eventual retorno em caso de emergência após a decolagem. Selecionar as freqüências de navegação principal e secundário. Após irá selecionar através do seletor de proa a pista em uso, e através do seletor de curso do HSI a primeira radial ou “QDR” a ser interceptado após adecolagem.

Rotina operacional Comandante - Início do vôo.
O comandante irá receber os passageiros e se apresentar, assim como também, informar o nome do co-piloto e informar o tempo de vôo e as condições metereológicas na rota. Deverá ficar atento para o correto balanceamento da aeronave.

Rotina operacional: Antes do Acionamento (Before start) - Co-piloto

Irá solicitar o acionamento através dafreqüência do solo ou do próximo órgão disponível no aeroporto.

Deverá verificar se as áreas da hélice do seu lado estão livres de objetos e pessoas, e então informará ao Cmte: “Direita Livre!”

Após deverá ler o checklist de “Antes do acionamento” e aguardar a resposta do comandante. As partes em negrito serão lido pelo co-piloto

-Freio de estacionamento- Aplicado-Dijuntores- Todos armados
-Cowl Flaps- Abertos
-Entradas alternativas de ar- Fechadas
-Rádio máster- Desligado
-Seletoras de combustível- Abertas
-Manetes de potência- Curso total a frente
-Manetes de Hélice-...
tracking img