Cris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL
Professora: Mirian Vicente
40 h/a

1 Ano letivo: 2010



2 I – FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA

Ao observar a sociedade percebe-se que os indivíduos caminham, correm, dormem, respiram, ou seja, exercem comportamentos individuais em função de seu organismo biológico. Esses são comportamentos que são estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. No entanto,trabalham (fazem ou não greves) , estudam, casam-se, comportamentos sociais, pois só existem porque existe a sociedade, porque ao longo da História o homem organizou sua vida em grupo.
O ser humano possui uma natureza ou tendência natural para a vida social. Mas a qualidade da vida social depende de oportunidades, das circunstâncias favoráveis, da educação, do ambiente familiar ou social, daherança genética e da formação ou não de uma consciência moral. A pessoa que não possuir consciência moral (princípios, virtudes, normas) é anti-social, egocêntrica.


1. Ciências Sociais e a Sociologia


1.1– Contribuição dada pelas Ciências Sociais na formação do pensamento moderno.
Cabe às Ciências Sociais pesquisar e estudar o comportamento social humano e suas váriasformas de organização.
Ciências Sociais – são o estudo sistemático do comportamento social do homem. O seu objeto de estudo é o comportamento humano em sociedade.
Mas, com o advento da modernidade foi necessária uma divisão das Ciências Sociais em diversas disciplinas, para facilitar o estudo e as pesquisas. Foi estabelecida a seguinte divisão:
Sociologia – “estudo científico das relaçõessociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos” (Lakatos e Marconi, 1999:25).
Estuda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas. A sociologia não é normativa, nem emite juízos de valor sobre os tipos de associação e relações estudados, pois sebaseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Sociologia é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. (Lakatos,1978,p.18)
Ex: o sociólogo preocupa-se em examinar os agrupamentos humanos:
Grupos de Sustento (econômicos, produção, comercialização, transporte); Perpetuação (família, medicina); Comunicação (Imprensa falada eescrita); Culturais (Igreja, escola, clubes científicos ou recreativos); e Grupos Protetores (Estado, partidos políticos, associações voluntárias). A adesão pode ser voluntária e intencionalmente ou involuntária, mas também por indicação.
Economia – estuda as atividades humanas no campo da organização de recursos (produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços), ou seja, estuda apenas aatividade econômica.
Antropologia – estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos (primitivos, índios), assim como a origem e a evolução das culturas.
Psicologia Social – estuda o comportamento e a motivação do indivíduo, determinado pela sociedade e seus valores. Estuda a personalidade moldada pela cultura e pela sociedade.
Direito – estuda asnormas que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes, através de sistemas legislativos característicos das sociedades. Estuda as normas: direito trabalhista, direito civil, penal, comercial.
Ciência Política - estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. Estuda partidos políticos,mecanismos eleitorais..
Embora cada disciplina se ocupe de um aspecto da realidade social, elas completam umas às outras e atuam juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade. Todas as disciplinas que compõem as Ciências Sociais ou Humanas têm a preocupação com o homem em sociedade.
CONCEITUAÇÃO
Portanto, Sociologia é a ciência social que estuda as relações e as formas de...
tracking img