Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo




Introdução


O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na europa durante a idade média, entre o séculos XI e XV, e que se sobre pôs lentamente a outros sistemas de produção, tornando-se predominante no século XVIII, características:


• propriedade privada dos meios de produção
• economia de mercado
• lei de oferta e da procura
•concorrência
• trabalho assalariado
• lucro






































































Origem do Capitalismo e sua Evolução


Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV,surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.


 Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas ebanqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.


Desenvolvimento do Capitalismo
 O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. A transição que houve do feudalismo para o capitalismo foi bastante desigual; foi mais rápida na parte ocidental da Europa e maislenta na parte central e oriental. A transição foi bem mais acelerada no Reino Unido, do que nos outros países.
 O capitalismo foi se evoluindo gradativamente, aos poucos foi se sobrepondo sobre outras formas de produção, até ter sua hegemonia, que ocorreu em sua fase industrial.
 Considerando seu processo de desenvolvimento, pode-se dividir o capitalismo em 3 fases: capitalismocomercial, industrial e financeiro.
 
Características do Capitalismo
 Todos os países são diferentes uns dos outros, mas os capitalistas apresentam algumas características semelhantes.
 » Estrutura de propriedade: predomina a propriedade privada. Em alguns países o Estado também é dono de alguns meios de produção; atua como capitalista principalmente em setoresbásicos e de infra-estrutura.
 » Relação de trabalho: o trabalho assalariado é predominante. Mas em muitas regiões subdesenvolvidas e rurais ocorrem relações de trabalho ilegais, como a escravidão, ou trabalho forçado por dívida.
 » Objetivo: o único objetivo é ter constantemente a obtenção de lucro, não importando quem perca com isso. As empresas estatais recebem ajuda desubsídios do governo, sendo difícil ir a falência, ao passo que se uma empresa privada operar no vermelho, ela pode falir.
 
» Meios de troca: o principal meio de troca é o dinheiro, que facilitou bastante o comércio. Outros meios de troca é o cheque e o cartão de crédito, em que é possível movimentar um fundo em dinheiro depositado no banco. Com um cartão bancário é possível fazerpagamentos sem o uso de dinheiro real ou cheque.
 » Funcionamento da economia: os agentes econômicos fazem investimentos se guiando pela lei da oferta e da procura. Investem com o objetivo de conseguir a maior rentabilidade.
 A lei da oferta e da procura funciona da seguinte maneira: se houver mais oferta do que procura os preços tendem a cair; se houver mais procura que oferta ospreços tendem a subir. Essa lei é a essência da economia de mercado.
 » Relação social: há uma grande desigualdade social, principalmente nos países subdesenvolvidos, ficando a maior parte da renda com poucos. Mas nestes últimos anos, também em países desenvolvidos tem crescido a distancia entre ricos e pobres.


Capitalismo Comercial
 Essa etapa do capitalismo se...
tracking img