Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO TRABALHO:
Controle interno
OBJETIVO:
Mostrar a importância do controle interno para empresa e auditoria contábil.
JUSTIFICATIVA:
É através do controle interno que empresa e auditorenxergam o caminho a seguir.
INTRODUÇÃO:
Toda empresa, independentemente do ramo de atuação em que se encontra inserida, tem em seus vários departamentos, quer sejam eles vendas, fabricação,desenvolvimento, compras, tesouraria, etc., a necessidade de estabelecer e fazer acontecer regras e ações, propostos estrategicamente, para que os objetivos organizacionais venham a ser alcançados. Torna-seassim imprescindível à alta administração empresarial, bem como aos demais níveis gerenciais da organização, planejar, organizar, dirigir e controlar todo o desempenho do processo necessário à execuçãodo plano estratégico pré-estabelecido.
DESENVOLVIMENTO:
O controle interno abrange todas as operações de uma empresa, desde as ações mais comuns, as quais se encontram nas decisões tomadas em níveisoperacionais, até àquelas que afetam todo o comportamento da organização (decisões estratégicas).
Sabendo-se que cada setor é regido por seus deveres e obrigações, é através do controle interno,exercido em primeira instância por cada responsável direto, que se fará acontecer tudo aquilo que se é devido à organização, em se atingir os objetivos traçados.
A contabilidade tem função singular nocontrole interno da organização, uma vez que atua como instrumento de controle administrativo. Porém, deve-se ressaltar que informações erradas podem levar a equívocos irreparáveis, altamenteprejudiciais à empresa.
Quando o controle interno é adequado, pode-se perceber que a empresa caminha com razoável margem de garantia de que seus objetivos, anteriormente propostos na execução de seu planoestratégico, são atingidos passo a passo, de forma eficaz e eficiente. Para isto, medidas ilegais ou fraudulentas não devem ser praticadas. No entanto, em se ocorrendo, devem ser arduamente combatidas...
tracking img