Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Auditoria Contábil




ANA LÚCIA DA SILVA GOMES
Orientadora: ANA MARIA ANANIAS




Resumo

Esta pesquisa tem objetivo de mostra o controle interno como uma ferramenta de gestão dentro das empresas e evidência através de estudo de caso em uma empresa sediada em Natal/RN a forma que ela pode ser implantada dentro de uma instituição, além disto, será demonstrado a formaque pode ser acompanhado os resultados produzidos e verificar através de demonstrativos contábeis e financeiros a posição que a empresa se encontra oferecendo uma razoável certeza das ações realizadas pelos seus colaboradores e a proteção ao ativo da instituição. A metodologia utilizada no trabalho é uma pesquisa exploratória descritiva que terá forma através de estudo de caso e uma pesquisabibliográfica, pois trabalhar com levantamentos de livros e artigos publicados acerca do tema. Falar em controle interno significa pensar em algo voltado ao desenvolvimento de ações a serem tomadas pelo responsável administrativo de um determinado segmento empresarial, com o intuito de aumentar a probabilidade de que as metas estabelecidas por essa empresa sejam eficazmente atingidas, uma vez que setrata de um instrumento que influencia diretamente na consecução dos objetivos empresariais. O controle interno é um instrumento gerencial, que funciona através de sistemas informatizados e de técnicas administrativas sempre pautadas no desenvolvimento dos processos exatamente como foram planejados. Para que tais metas sejam alcançadas, faz-se imprescindível definir um sistema operacional quecontenha um processo de transformação, responsável – primordialmente – na conversão de recursos em saídas especificadas, mediante ajustes que propiciem o alcance dos resultados pretendidos. Isso se dá através da implantação de um sistema de controle interno eficiente, eficaz e com economia de recursos.



Palavras-chave: Auditoria interna. Controle interno. Gestão de empresas.1. Introdução

A auditoria contábil e uma tecnologia reconhecida há milênios onde se utiliza de revisão e pesquisa para emitir uma opinião e conseqüentemente orientar as empresas e instituições sobre a situação patrimonial das mesmas. O objetivo da auditoria contábil e verificar a veracidade das demonstrações financeiras emitidas pela empresa que através de critérios eprocedimentos adotados irão assegurar os valores apresentados nas demonstrações.
Em todo mundo a registros que comprovam a utilização dessa tecnologia para conferir as demonstrações dos acontecimentos contábeis com a finalidade de verificar a exatidão de valores patrimoniais. Essa tecnologia e antiga, mas com o surgimento da revolução industrial foi necessário criar novas diretrizes para a técnicacontábil em especial para as de auditoria.
Atualmente não e apenas as grandes empresas que precisam da auditoria como ferramenta de gestão empresarial as pequenas empresas também pode utilizar essa técnica para garantir a vitalidade de sua empresa. As empresas modernas e atuais necessitam investir em tecnologia para se tornarem mais competitivas sendo assim precisa de um grande volume derecursos para reduzir custos, despesas, averiguar os pontos fracos da empresa e transformar em pontos fortes, adequar procedimentos, orientar seus colaboradores para melhor eficiência do setor.
Crepaldi fala sobre a auditoria como uma atividade dinâmica e que esta sempre em mutação principalmente no Brasil onde a auditoria e uma atividade relativamente nova.
Neste trabalho vamosdescrever sobre as noções históricas, os aspectos gerais da tecnologia da auditoria contábil, os tipos de auditoria e as técnicas que permeiam a auditoria contábil ativando a razão para disciplinar a lógica do pensamento em relação a auditoria contábil. Destaca a extensão desta tecnologia sem se preocupar com excessos de normas de entidades ou de organizações governamentais, pois o auditor vai...
tracking img