Consultoria organizacional desenvolvimento do trabalho - motivação comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho mostra a importância da Liderança, motivação, comunicação e equipe, que são fatores inerentes ao sucesso de qualquer empresa.
Não importa se uma empresa presta serviços ou se fabrica produtos, ela precisa de uma excelente organização, e para que isso ocorra a liderança é a peça chave.
Um líder precisa fazer com que as pessoas se motivem,precisa fazer com que elas trabalhem juntas por uma causa, e queiram que essa empresa prospere.
Para que isso ocorra é necessário comunicação internar e externa e uma equipe comprometida trabalhando para um bem comum.

O PROCESSO MOTIVACIONAL

A motivação é a força que nos impulsiona a fazermos alguma coisa. Apenas ocorre nos seres humanos e em níveis diferentes.
Muitasteorias surgiram e são estudadas hoje, mesmo assim pode-se afirmar que não é possível alguém motivar alguém, pois ela vem das necessidades internas de cada indivíduo, porém desmotivar uma pessoa é muito fácil, por isso o líder precisa ter toda atenção para eliminar as condições que possam surgir e desmotivar o liderado.
Para Kotler e Armstrong (2003) “ As pessoas são impulsionadas pororgulho, dinheiro, felicidade etc [...]. Mas todos os grandes colaboradores tem uma vontade implacável em sobressair-se”.
Os aspectos da motivação de todo ser humano são: motivação pessoal, profissional e espiritual.
Para Maslow, torna conhecida a Hierarquia das necessidades, citando cinco delas, que ocorrem de modo crescente: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, deauto-estima e de auto-realização.
Desde Sigmund Freid, muitas outras teorias foram estudadas. Como simples explanação, pode-se descrever:
- Teoria de Fixação de Metas;
- Teoria de Equidade;
- Teoria da Expectativa;
- Teoria ERC;
- Teoria da Auto-eficácia;
- Teoria Motivacional dos dois Fatores (higiênico e motivacional);
- Teoria do R.A.P. (Realização, Afiliação e Poder).
Osfatores que levam o ser humano à ação, são três: externos, social e internos.

A auto-motivação como um caminho

Se a pessoa não souber o que quer e aonde quer chegar, não consegue se motivar.
Como a motivação é pessoal, intransferível e não se consegue manter permanentemente em um alto nível, é importante dar ênfase em eliminar por exemplo, a “síndrome do coitadinho”,contornar os problemas de relacionamento dentro do ambiente de trabalho, começando por si e procurando fazer o que gosta.

Pontos essenciais para a auto-motivação

Desenvolver a vontade de progredir;
Crer que a vida é o maior bem que possuímos;
Ser franco e honesto; Ter auto-disciplina;
Criar, inovar;
Cuidar da saúde física e mental.




UM LIDER COMO AGENTE DETRANSFORMAÇÃO
Nos nossos dias atuais devido à globalização para ser um bom líder tem que estar se atualizando constantemente ter uma ampla visão para enfrentar os desafios do dia a dia. Para se ter sucesso também e preciso não se esquecer dos valores e sentimentos de cada individuo, como o medo de muitos que impede de muitos evoluírem nas organizações.
Observar a importância como a liderançaadquiri a sua autoridade e respeito pelos seus colegas de trabalho para que elas façam o seu trabalho com mais dedicação e qualidade sem ter medo da cobrança.

O que é ser um líder

As características dependem da sua profissão que para qual tem uma forma de agir e conduzir da melhor forma possível para que possa adquirir a confiança das pessoas a seu redor mesmo nas maiores adversidades dodia a dia.
Também ser uma pessoa que possa passar para seus companheiros o entusiasmo para que não parem no meio da caminhada e seus empreendimentos possam dar bom resultados. O entusiasmo e o que transforma o “existir “em um “viver” porque a pessoas otimistas vê oportunidades nas dificuldades ao contrario da pessimista que vê dificuldades na oportunidade.

Atributos de um líder...
tracking img