Networking: construa sua rede de relacionamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Networking: Construa sua Rede de Relacionamentos

O networking é, sem dúvida nenhuma, uma das principais ferramentas do marketing pessoal.
Porém, vejo que o seu uso tem sido muito deturpado. Muitos usam da forma errada e cometem exageros desnecessários. Outros pensam no networking somente na hora de buscar uma nova colocação e só aí se lembram de acionar seus contatos.
O networking anda demãos dadas com o sucesso na carreira. Também é verdade que os melhores empregos surgem por meio de indicações de colegas e conhecidos, mas não se esqueça que esse famoso termo corporativo significa rede de relacionamentos e como tal é preciso ser alimentado e ter pessoas com os mais variados interesses, competências, cargos e empresas. Enfim, o negócio é apostar na diversidade e aproveitar paraadquirir novos conhecimentos e aumentar sua cultura por meio da troca de experiências.
Não acho que seja de bom tom criar uma rede de relacionamentos somente com objetivos mercantilistas, pensando em gerar negócios e troca de favores pessoais. Essa é uma das conseqüências de um bom networking e nunca a sua finalidade principal.
O networking eficaz é como uma estrada de mão dupla, é como um ato desolidariedade onde recebo alguma coisa hoje para doar amanhã, é saber ouvir e também falar na hora certa, sempre tratando o outro como igual. Redes de relacionamentos não são apenas balcão de negócios ou troca de e-mails em que nada agregam. Veja alguns pontos para construir e fazer o uso eficaz da sua rede e assim ajudar e ser ajudado.
1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados. Ossoftwares de e-mail com seus catálogos de endereço ajudam em muito nesse caso. Além disso, você encontra facilmente em sites de busca e de downloads programas que irão ajudá-lo a organizar o seu banco de dados, você ainda pode fazer uso do palm ou outro equipamento similar. Praticar atos gentis como lembrar data de aniversários, agradecimentos por convites recebidos, não fazem mal a ninguém, pelocontrário, quando feitos de modo objetivo ajudam a criar uma boa imagem pessoal.
Não é necessário ter todos os dados dos contatos, mas sugiro que tenha no mínimo:
• Nome completo (mas coloque em destaque o nome pelo qual a pessoa gosta de ser chamada);
• Empresa e cargo;
• Telefone comercial e celular. O telefone residencial somente deve ser registrado se o contato lhe fornecer. Umaopinião pessoal: use o bom senso e pense duas vezes antes de ligar no celular de quem você não tem muita intimidade;
• Endereço de e-mail;
• Temas de interesse;
• Data de aniversário, somente dia e mês de nascimento. Muitos não gostam de falar a idade.
2. Foque a qualidade dos contatos. Procure ter pessoas interessantes e com quem você pode efetivamente contribuir. Apenas inserirnomes e mais nomes não vai adiantar muito para atingir os seus propósitos. Sempre sugiro que as pessoas mantenham em dia os contatos de amigos de escola e da faculdade. Além de você ter mais intimidade o leque de opções aumenta consideravelmente. Da minha turma do ensino médio, antigo colegial, já se formaram engenheiros, administradores, médicos, advogados, enfermeiras, agrônomos, entre outrasprofissões. Da faculdade tenho amigos nas mais variadas empresas ou que já montaram o negócio próprio. Olha só quanta riqueza nesses relacionamentos. Uma das promessas mais comuns no dia da formatura, e quase nunca cumprida, é quando as pessoas no calor da emoção se abraçam, se beijam e dizem com toda a convicção do mundo: “não vamos perder o contato nunca!” Normalmente nessa hora, não sei por que,está tocando a música Amigos para Sempre. É claro que depois de três meses você mal vê ou fala com o tal do amigo para sempre.
3. Não trate todos os contatos como amigos. Amigos, amigos, família, família, negócios, negócios. Cuidado com o excesso de intimidade. Muito de seus contatos pode ser pessoas que você conheceu em reuniões, visitas a clientes ou fornecedores, treinamentos ou palestras ou...
tracking img