Empreendorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Dados legais da empresa:

Razão Social: Aguardente Comércio Distribuição e Exportação.
CNPJ: 19.878.713/0001-81
Endereço: Zona Rural do Macuco
Registro no M.A.P.A Nº MG – 05488-00006-3
Nome Fantasia: Cana de Minas

1.2 Introdução

Desde meados dos anos 90, a economia brasileira sofreu inúmeras alterações, seja no campo político, social e econômico, a partir dessa época, apopulação brasileira, se inseriu no processo de globalização, o mercado brasileiro se abriu a mercados estrangeiros e vice-versa.

A partir de então começamos a experiência de negociarmos com outros mercados, outras culturas estudarem as necessidades de outros nichos de mercado. O Brasil agora pode oferecer a outros países produtos que até então eram utilizados apenas para o consumo interno.

Dentreesses produtos de alto consumo interno, e que se despontava crescente demanda no mercado interno, estava à cachaça, produto de pouco valor agregado até então, devido a informalidade de sues produtores, e por ser um produto produzido no Brasil, desde a época da colonização.

Acompanhando essa onda de conquistar novos mercados pequenos grupos de produtores se anteciparam as tendências e levaram esseproduto genuinamente brasileiro além de nossas fronteiras.

Hoje quase vinte anos depois desse início de exportar cachaça a empresa Cana de Minas, depois de se estabilizar e conquistar o mercado nacional, decide levar seu produto ao continente europeu e apresenta-se como exportadora do produto para Alemanha.

1.3 História da empresa

A cana de minas nasceu em 2004, no fundo de quintal dacasa de um dos acionistas, estávamos em uma tarde sábado olhando para o horizonte, e avistamos um canavial, já tínhamos a intenção de fundar uma empresa que fizesse sucesso, e que rendesse lucro, algo inovador, que fosse como um surto no Brasil, pensamos então em fundar uma empresa de bebida alcoólica, que atendesse ao gosto dos clientes com gosto apurado, foi onde surgiu a nossa cachaça conhecidanacionalmente “a cana de minas”, no inicio foi um pouco difícil pois já tínhamos um mercado intenso e com diversos sabores e que já faziam grande participação no mercado, pensamos em um produto inovador com um sabor que vá atender e que não deixe a desejar, uma cachaça admirável com enfoque na cana de açúcar e não no álcool um gosto diferente nunca visto antes, uma inovação.E hoje estamos com otrabalho de exportação, inicialmente para a Alemanha e posteriormente para outros países admiradores do nosso produto.

1.4 Uma breve história da cachaça.
Publicado por:
Trazida pelo explorador Gonçalo Coelho em 1502 a cana de açúcar sempre desempenhou um papel de destaque na economia brasileira. O açúcar era considerado um símbolo de luxo e consumido como remédio e adoçante.

[pic]
Oprimeiro engenho de que se tem registro no Brasil foi montado pelo técnico em administração colonial Pedro Capico, em Pernambuco, em 1516 na feitoria de Itamaracá. Em 1532 chagaria ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza, que fundou a vila de São Vicente, no litoral de São Paulo e ali iniciou o plantio de cana e construiu os engenhos Madre de Deus, do Governador e de São João, consideradosmarcos na colonização efetiva do país.

Com a implantação desses engenhos, Martim Afonso inaugurou a base econômica da colonização portuguesa no Brasil, toda ela voltada para a produção de açúcar para o mercado externo, Daí em diante, os engenhos, unidades açucareiras agroexportadoras, multiplicaram-se rapidamente pela costa brasileira.

A cana-de-açúcar espalhou-se por todo o litoral, mas foi naluminosidade do Nordeste e sobre seu solo de massapé que ela firmou, na época, seu grande império. Determinaram-se ali nossa etnia, uma economia baseada no latifúndio e voltada para o mercado externo e relações sociais que repercutiram profundamente na cultura brasileira.

1.5 A perseguição à cachaça:

A produção de cachaça cresceu rapidamente com a intensificação das viagens marítimas,...
tracking img