Decoupling point & postponement

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POSTPONEMENT, DECOUPLING POINT e MASSIVE CUSTOMIZATION
Postponement, decoupling point e massive customization, parecem ser três temas distintos, e o são, porém se unificados tornam-se uma estratégia logística, aplicada às empresas que desejam diferenciar-se d seus concorrentes, e oferecer maior valor agregado ao mercado. Para melhor expressar a necessidade de se diferenciar no mercado, fazer umareflexão sobre a necessidade de toda a organização e, especialmente a logística, contribuir para diferenciar seus produtos e serviços perante o mercado, o texto abaixo de Nordstron e Riddestrale apresenta a necessidade da busca de diferenciais. A SOCIEDADE DO EXCESSO, TEM UM EXCESSO DE EMPRESAS SIMILARES, QUE EMPREGAM PESSOAS SIMILARES, DE FORMAÇÃO SIMILAR, COM IDÉIAS SIMILARES, QUE PRODUZEMCOISAS SIMILARES, POR PREÇOS SIMILARES E DE QUALIDADE SIMILAR. NUM UNIVERSO DE EMPRESAS SIMILARES, EM UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS DIVERSA, O CLIENTE QUER SENTIR-SE ÚNICO. Kjell Nordstron e Jonas Ridderstrale Funky Business: talent makes capital dance No texto percebe-se a necessidade de oferecer ao consumidor o que deseja de forma personalizada, mas como uma indústria de produção em massa poderealizar tal façanha? Visto que a produção em massa é seriada, tem por conceito fabricar muitos produtos iguais, otimizando as compras, processos produtivos, para oferecer um produto de qualidade a um preço acessível e oferecer rentabilidade aos fabricantes e distribuidores, a partir destas premissas surgiram diversos processos gerenciais como o postponement, massive customization e decupling point.Postponement vem a ser a condição de retardar o máximo possível a produção, visando entregar mediante pedido o mais próximo possível da encomenda, de forma a minimizar a margem de erro das previsões de venda, que chegou a alterar outros conceitos de atividades logísticas, como Edson Carillo Jr. (IMAM) comenta que,em alguns casos, a armazenagem agora envolve atividades de terminar de montar, embalar emovimentar o produto. Chamamos isto de postponement, ou adiamento da finalização do produto com customização. O armazém atual (e para alguns do futuro) não estoca simplesmente o produto: ele desmonta, remanufatura, reformula, coloca etiquetas / rótulos / marcas nos produtos,etc.

Segundo o Carlos E. Panitz, postponement vem a ser uma estratégia de gestão de ressuprimento onde a diferenciação doproduto é realizada o mais próximo possível da demanda, onde a acuracidade do pedido é próximo de 100%.

Figura 1 Evolução da Logística tradicional para o postponement. Fonte: Carlos E. Panitz O conceito de postponement, foi inicialmente proposto por Wroe Alderson no artigo “Marketing Efficiency and the Principle of Postponement” Cost and Profit Outlook, set 1950 p.3; e por Louis Bucklin“Postponement, Specuylation and the Structure of Distribuition Channels”, Journal of Marketing Research, 02.02.1965 pp 26-31 e posteriormente por Donald Bowersox “Logistical Management” New York MacMillan Publishing, 1978. A evolução e aplicação do conceito de postponement foram associadas, após os anos 80, a intensa disputa de mercado, onde clientes buscavam produtos personalizados, desta forma, asindústrias foram obrigadas a atuar com processos produtivos que permitam flexibilizar sua produção, que se chamou de customização massiva, ou seja, personalizar os produtos ao desejo ou necessidade do cliente. Este processo der produção modifica, em diversos casos, o conceito de produção em massa (make-to-stock, produzir para estocar) para customização em massa (built-to-order produzir após o pedido)utilizando diversos recursos para flexibilizar o processo e a cadeia produtiva.(Sampaio, Duarte e Csillag).

Figura 2 – Benefícios e Necessidades para a Implementação da Customização Massiva

Para realizar a personalização algumas empresas estão estocando produtos em estado semi-acabado e executando configurações após o pedido do cliente / consumidor ter sido recebido. Existem exemplos na...
tracking img