Marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Justificativa


O grande desafio do Marketing Pessoal é fazer com que o profissional venda sua imagem perante as pessoas e organizações, sem que isso lhe traga prejuízos.
O marketing pessoal tanto pode abrir portas para novas oportunidades, como também colocar o profissional no ostracismo.
Nos últimos anos com tantas mudanças no mundo corporativo, e tantasexigências de melhor performance dos profissionais, o Marketing Pessoal surge como uma ferramenta de ajuda para o profissional se auto-avaliar e buscar novas diretrizes que o ajudem em seu crescimento profissional.
Vender a si mesmo a si mesmo é uma tarefa em que devemos levar em consideração todos os fatores envolvidos no marketing como a qualidade, os concorrentes, o mercado e apraça.
O sucesso depende da nossa postura profissional.


2 Problematização


Muitos profissionais hoje se dizem vítimas do sistema, não tem seu trabalho reconhecido, e não tem oportunidade na empresa em que atuam. Especialistas apontam que o insucesso na carreira, está ligado à falta de uma estratégia de marketing pessoal.
Uma fraca estratégia de marketing pessoal,faz com que o indivíduo pague um alto preço, seja na vida pessoal, social e principalmente profissional.
Faz-se necessário, que o indivíduo reavalie sua posição e busque no marketing as ferramentas necessárias, que o orientarão nas tomadas de decisões e ações, para que atinja o sucesso na vida pessoal, social e profissional.
Não se trata de se auto-promover e levar vantagemsobre os outros. O marketing pessoal é muito mais abrangente. A palavra chave é relacionamento. Assim até que ponto o marketing é utilizado como ferramenta estratégica dentro das organizações?
Diante de um cenário competitivo, como o Marketing Pessoal pode ser visto como um diferencial competitivo?


3 Objetivo


O objetivo desta trabalho é mostrar a necessidade de ummelhor gerenciamento da carreira através da implantação de um plano estratégico de marketing pessoal.
O Marketing Pessoal é a ferramenta que ajudará a pessoa a construir e consolidar sua imagem profissional, através do planejamento estratégico de Marketing Pessoal, junto às pessoas e organizações.


2. O que é o Marketing

Normalmente as pessoas pensam que o Marketing épropaganda, mas na verdade é muito mais do que isso.
Sua origem vem do grego: Zeus fez de Hermes o protetor dos comerciantes, viajantes, da eloqüência e persuasão. Naquela época era costume colocar uma estatua da divindade na entrada dos mercados: segurava uma bolsa e em ramo de oliveira, símbolo de paz indispensável nos negócios.
Durante o império romano, houve assimilação das divindadesgregas pelos romanos, assim Hermes passou a ser protetor do comércio e da indústria. Da palavra latina mercis = mercadoria, derivou o nome de Hermes: Mercúrio. Da palavra mercis derivou mais tarde o termo francês marché: mercado onde as mercadorias eram comercializadas.
Os ingleses por sua vez, gostaram da palavra e a introduziram no dicionário. Foi aí que marche, passou a ser market. No século20, na década de 50 nos EUA, a palavra market passou a ser usada livremente por todas as pessoas envolvidas no comércio. De market, surgiu marketing: tudo o que influi na comercialização de um produto.
Segundo Philip Kotler “Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas”. Kotler afirma que a aplicação do marketing só tem
sentido, se for paraobtenção de lucro.
O marketing está inserido em nosso cotidiano de várias formas, mas muitas pessoas não percebem isto, ou desconhecem a sua existência.
Há várias definições para o marketing, mas podemos citar uma que seria a síntese de todas as outras: Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a...
tracking img