Rh na era digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
AS REDES SOCIAIS NA ÁREA DE RH
 
 
Facebook, Orkut, LinkedIn e Twitter são nomes cada vez mais ouvidos em empresas de todos os portes, dos mais diversos setores. Em algumas corporações, as redes sociais são incentivadas, e até inspiram outras ferramentas corporativas.  Uma reportagem recente daRevista B2B, “Orkut Corporativo”, sobre o uso dasredes sociais como ferramenta de RH, mostra que empresas como Coca-Cola e Oi têm suas próprias ferramentas para criação de blogs e páginas pessoais em suas intranets.
Segundo a reportagem, um estudo conduzido pela consultoria IDC, feito com 2.400 funcionários de 17 países, mostrou que 16% são jovens hiperativos que usam celular com câmera, telefonia sobre IP e redes sociais. E em cinco anos, elesserão 36% da força de trabalho. Esses jovens não separam a vida pessoal da profissional. Uma rede social interna, teoricamente, poderia ajudá-los na produtividade.
Cases sobre empresas que incentivam o uso dessas ferramentas no ambiente interno
AOL: Processo de seleção através de atividades nas mídias sociais
AOL iniciou uma campanha para contratar um “embaixador da marca” para trabalhar comseu agragador de conteúdo e redes sociais Lifestream. Mais do que apenas uma vaga de mídias sociais, a posição ficou conhecida como “o melhor trabalho de todos os tempos”, incluindo um bônus de um apartamento confortável e acesso VIP para shows e eventos em todo o país. O processo de seleção foi uma mistura do tradicional “currículo e entrevista” e uma extensa atividade nas mídias sociais,envolvendo um processo votação que varreu comunidades e gerou interesse de muitas pessoas.

DELL BRASIL: Possuem a própria rede social, além de acesso liberado a todas as outras
A Dell Brasil usa para comunicação interna o serviço de mensagens instantâneas, possui sua própria rede social e ainda libera o uso de todas as outras redes durante o trabalho. Além disso, usa o LinkedIn para complementar osprocessos de contratação.
“Na Dell, usamos programas de mensagens instantâneas para comunicação interna. A ferramenta dá muita velocidade para a interação. Além disso, há mais de um ano nossa intranet funciona como uma espécie de rede social. Todo funcionário pode criar seu perfil, colocar uma foto e incluir contatos na sua lista. A participação é opcional no nosso ‘Orkut corporativo’. Quem quiserparticipar das outras redes também tem acesso liberado. Claro que as pessoas sabem que é importante ter foco no trabalho, mas não temos nenhuma restrição ao acesso dessas páginas. Aqui, no RH, usamos redes como LinkedIn para processos de seleção. Quando encontramos o currículo da pessoa no site, usamos as informações para captação. Normalmente, não baseamos nossa avaliação apenas nesses dados, maseles servem como complemento. Essas redes são importantes para as organizações porque permitem a busca por pessoas e por mais informações sobre candidatos de forma online. No entanto, nada ainda substitui o contato pessoal e a troca de experiências.” Paulo Amorim – DELL
Dicas de como usar as redes sociais na área de RH
Apesar das oportunidades que as redes sociais trazem para os negócios, épreciso saber como e porque usá-las, dependendo do objetivo de sua empresa. Apesar do poder para ativar e manter uma rede de contatos, qualquer erro propagado pela rede pode acabar com uma reputação. Confira, a seguir, 10 dicas de como usar as redes sociais com foco no RH das empresas, retiradas do artigo de Octavio Pitaluga Neto, no Portal RH:

1. Defina sua meta: O trabalho com redes sociaispermite alcançá-la. Pode ser no recrutamento e seleção da equipe interna, como fator motivacional para reter os melhores talentos ou mesmo como ajuda na transição de carreira daqueles que se desligam.
2. Conheça as principais redes sociais: Não basta registrar-se em dois sites e achar que está tudo certo. Os sites não fazem nada por você, se não começar a fazer por si próprio. Capacite sua equipe...
tracking img