Conjuntos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho evidenciou a teoria dos conjuntos e sua importância para os fenômenos relativos das mais variadas ciências. Esta Teoria é o ramo da matemática que estuda conjuntos, que são coleções de elementos. Embora qualquer tipo de elemento possa ser reunido em um conjunto, a teoria dos conjuntos é aplicada na maioria das vezes a elementos que são relevantes para a matemática.Destacou-se o conceito de conjuntos e seus elementos, assim como as mais variadas representações e funções de conjuntos, para se ter uma melhor compreensão dos números matemáticos, tanto dos números naturais quanto dos outros existentes estudados ao longo da pesquisa.
Para a elaboração do trabalho foram levantados dados bibliográficos, através de livros de autores com conhecimento específico noassunto e artigos da internet, a pesquisa é considerada bibliográfica e exploratória, para dar maior suporte ao estudo.
O trabalho está divido em dezessete seções, sendo a primeira seção a introdução e a última as considerações finais. O capítulo dois traz o conceito de conjunto e elementos, pertinência e todos os conjuntos numéricos. O capítulo três descreve sobre os subconjuntos. A interseçãode conjuntos e de vários conjuntos compõe o capítulo quatro, sendo que na seção cinco destacou-se a reunião de conjuntos. O capítulo seis decorre sobre a diferença de conjuntos, e o próximo o produto cartesiano. As demais seções são compostas respectivamente por relações binárias e de equivalência, relações de ordem, elementos notáveis de um conjunto ordenado. Os capítulos treze, quatorze equinze estão relacionados a funções e a penúltima seção se refere aos conjuntos equiponentes.

2 CONJUNTOS E ELEMENTOS

2.1 Conceito de conjuntos e elementos

Conjunto na definição matemática é o mesmo que agrupamento, sistema. Um conjunto é uma coleção de zero ou mais objetos distintos, chamados elementos do conjunto, os quais não possuem qualquer ordem associada. Podemos citar algunsexemplos de conjuntos:
1)Conjuntos das vogais; A= {a, e,i,o,u}
2)Conjunto dos números ímpares positivos; B= {1,3,5,7,9....}
3)Conjunto dos estados da região Sudeste do Brasil; C= {São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo}.
Como já citado todo objeto que faz parte de um conjunto é chamado de elemento, nos respectivos exemplos anteriores podemos destacá-los:
1)Os elementos do conjuntoA são a,e,i,o,u;
2)Neste exemplo temos como elementos todos os números ímpares positivos, sendo este conjunto considerado como infinito no qual será explicado no decorrer do desenvolvimento do trabalho;
3)O último exemplo o conjunto C possui quatro elementos que são os estados que pertencem a região sudeste do Brasil.
Um elemento de um conjunto pode ser uma letra, um número, um nome, e suaindicação deve ser representada por uma letra maiúscula, A,B,C. Sendo que seus elementos já devem ser descritos por letra minúscula, a,b,c. Quando um conjunto é dado pela enumeração de seus elementos ,devemos indicá-lo escrevendo seus elementos entre chaves.

2.2 Relação de pertinência e Inclusão

Quando um elemento está em um conjunto, dizemos que ele pertence a esse conjunto. Seja X umconjunto e 2 seu elemento, podemos dizer que 2 pertence ao conjunto X, e na forma matemática escrevemos assim: 2 X.
Se 2 não pertence, ou seja, não é elemento do conjunto X escrevemos assim: 2 X.
Além disso, podemos dizer que:
* Os elementos que pertencem ao conjunto {2, 4, 8, 1} são exatamente os números 2, 4, 8, 1;
* O único elemento do conjunto {7, 7, 7} é o número 7;
* Os doisúnicos elementos do conjunto {0, 1, 0, 1, 0} são 0 e 1.
Fonte: Os exemplos acima foram retirados do site: http://mathfire.sites.uol.com.br/Conjunto.htm.

2.3 Diagrama de Venn

É normal que se represente um conjunto através de um diagrama e não somente por meio de linhas entrelaçadas. Quando se usa um círculo pra representar um conjunto, estaremos usando o chamado diagrama de Venn. O...
tracking img