Conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01

CONFLITOS: oportunidade para construir relacionamentos saudáveis,

ou perigo, frustração, relacionamentos rompidos? A opção é sua.



INTRODUÇÃO

A falta entendimento sobre a normalidade dos conflitos, e que é possível administrá-los, são respostas a dificuldades que enfrentei em meio a tantas situações de conflitos que aconteciam na minha vida e de outras pessoas do meuconvívio, e nem sempre os resultados foram os esperados. Saber administrar conflitos de forma construtiva é essencial para aproveitar as oportunidades de crescer nos relacionamentos e adquirir maturidade, pois é impossível viver sem conflitos eles fazem parte do nosso cotidiano.

Não há muita literatura para pesquisa nesta área especifica, também ensinos sobre como administrar conflitos,encontramos muita literatura sobre auto-ajuda, então me pergunto: Será possível tratar situações que afligem nossos relacionamentos, simplesmente evitando a qualquer custo "discórdias" conflitos bloqueando assim nossa criatividade e oportunidade de amadurecermos nos relacionamentos? Como saber se há unidade sem passar pela prova?

Em todos esses anos como cristã muitas pessoascompartilharam suas dificuldades, e ao ouvir essas pessoas percebi um ciclo vicioso em algumas situações apresentadas, nessas experiências percebi que havia uma origem, e ao tratar essa origem, temporariamente o problema era solucionado, mas de outra forma surgia uma nova situação com conseqüências parecidas, levando-me a pensar que a origem ainda não havia sido tratada de uma forma eficaz. Aorealizar esse trabalho de pesquisa entendo que o maior problema está na falta de entendimento e de ferramentas para lidar com conflitos.







02




Sempre busquei a raiz dos problemas para tentar tratar de uma forma eficaz situações que acometiam a minha vida e de outras pessoas do meu convívio que apresentavam situações onde se viam impotentes sem entender, e até mesmo sesentindo "perseguidas". Percebi também o perigo da somatória de situações conflitantes não resolvidas, pois conflitos não trabalhados, não desaparecem podem até ficar camuflados dando a impressão de estarem resolvidos, assim acontece a "somatória" comprometendo a qualidade dos relacionamentos e até mesmo a qualidade de vida.

Encontrei pessoas que se envolveram em situações de conflitos, emuitos anos após suas vidas ainda estavam comprometidas impedindo avanços em determinadas áreas, porque aqueles conflitos não haviam sido solucionados, como se "portas estivessem abertas" e situações similares continuavam acontecendo, a solução nestes casos seria voltar e solucionar o conflito não tratado, fechando assim a "porta" principal, pois a falta de perdão prejudica a pessoa que nãoperdoou.

Ouço perguntas freqüentes de pessoas cristãs que estão em dificuldades. Porque o fato de serem fieis a Deus e sua palavra, estava produzindo situações de "sofrimentos e provas" se valia apena então ser "forte espiritualmente" se estavam sofrendo não seria vantagem então "ser fraco" para não ter de suportar determinadas "provas"? Encontramos muitas respostas na bíblia sobre situaçõesde conflitos, em provérbios 16.7 diz: "Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.".

É certo que cada situação tem suas peculiaridades, mas não consigo ver relação entre situações de sofrimento com fidelidade a Deus, a falta de entendimento nos leva ao engano de tentar achar "culpados" ou "justificativas para nossas crises".03



1- Origem dos conflitos




Conflitos existem desde o inicio dos tempos e são uma realidade, podemos encontrar no livro de Genesis[1] a origem de todos os conflitos, o primeiro conflito entre o homem e Deus, Adão ao desobedecer a ordem de Deus entrou em conflito com, seu criador ouve então uma "separação" quebra da comunhão entre o homem e Deus, sua...
tracking img