Conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração de Conflitos Palestrante: Ernesto Berg Formado em Administração Pública e Sociologia Política pela FAE-PR. Pósgraduado em Administração pela FVG de Brasília. Consultor em análise e reestruturação organizacional, planejamento estratégico e processo decisório; definição de planos de ação; clima organizacional. Tutora: Nesse curso abordaremos a origem dos conflitos nasorganizações e os principais motivos da ocorrência de situações conflitantes dentro dos ambientes corporativos. Abordaremos, ainda, as várias maneiras de identificar e solucionar conflitos interpessoais e organizacionais, tendo em vista que a superação dos mesmos e o avanço no quesito das relações humanas são fundamentais para a sobrevivência das empresas na atualidade. Objetivos de Aprendizagem •Compreender as origens dos conflitos nas corporações; • Identificar os motivos de ocorrência de conflitos dentro das corporações; • Diferenciar os conflitos interpessoais dos conflitos organizacionais; • Identificar as possíveis formas de solucionar conflitos; • Refletir sobre a administração de conflitos como diferencial competitivo.

Mapa do Curso 1. Introdução 2. O que Significa Administrar Conflitos?3. Motivos do Surgimento de Conflitos nas Organizações 4. Identificando um Conflito na Organização 5. Conflitos e Relacionamentos 6. Quando Começamos a Administrar Conflitos? 7. Formas de Abordar os Conflitos 8. Críticas Construtivas e Críticas Destrutivas 9. Sugestões para Solucionar Conflitos nas Organizações 10. Conclusão TELA 1 1. Introdução Olá! Seja bem-vindo(a) ao curso Administração deConflitos! Desejamos que você aproveite essa oportunidade para renovar seus conhecimentos e conhecer as ferramentas que permitirão que administre e solucione conflitos em sua vida pessoal e em seu ambiente de trabalho. Esperamos que ao final deste curso, você possa ter agregado ainda mais valores

1

à sua prática profissional. Bom Curso!

TELA 2 Você se lembra de suas aulas de história naescola? Guerras, revoluções, disputas pelo poder, territórios, direitos civis, idéias... Por causa dos conflitos surgiram as nações, as religiões, o direito, a diplomacia. Isso revela que o conflito é inerente à história da humanidade e surge a cada vez que os interesses de uma pessoa, grupo, organização ou nação estão ameaçados. Diante disso, muitas pessoas tendem a considerar que, pelo fato decausar morte ou destruição, o conflito é sempre negativo. Por outro lado, outros acham que, pelo fato de promover mudanças significativas, o conflito é sempre algo positivo.

E você? Qual é a sua opinião sobre o assunto?

TELA 3 2. O que significa administrar conflitos?

2

O que dá solidez e diferencial a uma organização são as pessoas que a compõem. Submetidas ao compartilhamento da visão,missão e objetivos da empresa, apesar de tarefas distintas, as interações no ambiente de trabalho vem tornar-se questão essencial para o sucesso dos processos organizacionais. Entretanto, cada uma das pessoas tem personalidade, idéias, sentimentos, valores, objetivos e metas distintos. Sendo assim, as organizações se tornam um espaço muito propício para o surgimento de competições e conflitos quepodem resultar em queda da produtividade e rentabilidade e criar um ambiente de trabalho estressante.

O conflito é um estado de tensão que gera uma mobilização para operar mudanças. A administração de conflitos consiste na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para lidar com cada tipo de situação que pode ocorrer na vida pessoal do indivíduo ou dentro da organização.

TELA 43

Nos dias de hoje, administrar conflitos se tornou essencial para a sobrevivência das corporações. Para refletirmos sobre essa afirmativa, tomemos como exemplo o caso das empresas de aviação civil do Brasil. Nos últimos anos, algumas delas desapareceram, outras foram criadas, mas os sucessivos acidentes, atrasos e cancelamentos de vôos mostram a existência de um conflito generalizado...
tracking img