Conflito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESOLVENDO CONFLITOS?
Gestores gastam um mínimo de 24% do tempo lidando com conflitos.

Parece um desperdício, mas, na verdade, é uma oportunidade, se o conflito for tratado de formaconstrutiva.

Eis as seis habilidades essenciais para resolver eventuais conflitos:

1. Criar e manter o vínculo, até mesmo com o “adversário”.
O segredo para interromper um conflito é criar ou recriarum vínculo com a outra parte. Os líderes devem aprender a separar a pessoa do problema, a querer ajudar o outro legitimamente e a evitar suas próprias reações negativas a fortes emoções dos outros.2. Estabelecer um diálogo e negociar.
Em todos os momentos, é importante manter a conversa sobre o tema em questão, focar um resultado positivo e continuar atento ao objetivo comum.

3. “Pôr opeixe sobre a mesa.”
Ou seja, levantar uma questão difícil sem se passar por agressivo ou hostil. A analogia vem da Sicília, onde os pescadores, que são extremamente unidos, colocam seus pescadossobre uma grande mesa para que todos os limpem juntos. Eles trabalham arduamente e são recompensados com um grande jantar -prato principal: peixe- no final do dia. Se você deixa um peixe sobre a mesa,ele começa a apodrecer e a cheirar mal. Mas, se o limpa, gera um resultado benéfico para todos.

4. Entender a causa do conflito.
Para formar um diálogo com o intuito de resolver a questão,precisamos compreender a raiz do problema. Entre as razões mais comuns para o desentendimento estão os diferentes objetivos, interesses e valores. Pode haver percepções distintas do problema, como “É umproblema no controle de qualidade” ou “É um problema na produção”, e também podem existir estilos de comunicação desiguais. O poder, o status, a rivalidade, a insegurança, a resistência às mudanças e aconfusão sobre as regras também podem gerar divergências.

5. Usar a lei da reciprocidade.
Ela é a base da cooperação e da colaboração: o que você dá é o que você recebe. As pessoas têm grande...
tracking img