Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado como avaliação parcial de rendimento escolar da disciplina de Comportamento Organizacional – 1º Semestre Noturno - da Faculdade Anhanguera – Santa Terezinha ministrada pelo Professor Marco.

TAGUATINGA-DF \ 2010
1. Introdução

Administrar uma empresa,atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A antiga idéia de que o lucro vem em primeiro, deixando de lado os funcionários já não é bem aceitano meio. Hoje, se vê a importância que o individuo possui na organização e que sua atuação e satisfação faz sim toda diferença.
O reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionada com a necessidade das organizações em conseguirem funcionários com alto desempenho. Isto se torna particularmente crucial em um mercado bastantedisputado.
Existe cada vez mais concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudos do comportamento organizacional. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, é consenso que o comportamento organizacional inclui tópicos básicos de motivação, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado,desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse.
2. O Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade epromover a cidadania organizacional.
O Comportamento Organizacional definido nesses termos tem suas origens no final de 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suaspróprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
As finalidades do comportamentoorganizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si umadificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
O estudo de Comportamento Organizacional compreende ainda três determinantes nas organizações: indivíduos, grupos e estruturas, aplicando os conhecimentos obtidos sobre ocomportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Atuamente, o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida....
tracking img