Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução, Verificar e refazer

Neste estudo abordaremos o comportamento organizacional e tem por objetivo o esclarecimento de dúvidas e irá analisar as percepções, motivações e mudanças, se baseando no estudo de várias definições avaliadas por autores diferentes.
Iremos avaliar e buscar entender o comportamento das pessoas dentro de uma organização de forma individual, social, eorganizacional.
A organização necessita de pessoas que realizem tarefas, devido a isto necessidade de estudar e avaliar o comportamento humano a fim de aperfeiçoar a realização dessas tarefas, para isto é importante entender o que gera a satisfação e motivação do individuo.
Em todo o mundo a expressão comportamento organizacional tem sido utilizada para denominar as habilidades humanas, incluindomotivações, comunicações intra e interpessoal, intra e intergrupal, desenvolvimento de habilidades, poder de liderança, estruturas e processos grupais, percepção, aprendizado, conflitos, mudança, planejamento e organização humana do trabalho e a comunicação.



















Capitulo 1.


Definição de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é um estudosistemático, que visa avaliar os impactos causados pelos seus colaboradores a organização, no intuito da melhora nos indicadores de turnover, absenteísmo e na produtividade e cidadania organizacional.
Tudo isto se dá, pois hoje as organizações exercem uma importante e considerável função de influencia nas ações e comportamentos dos seres humanos, modelando suas atitudes, necessidades e objetivos, nãosomente do indivíduo em si, mas também em grupos dentro da empresa.
Este estudo se baseia em três partes:
• Explicação: identificação das causas e razões para acontecimentos/fatos.
• Previsão: voltada para eventos futuros através de resultados de uma ação.
• Controle: o mais importante, porém o mais difícil, pois o comportamento humano é imprevisível e de difícil monitoração.
Além destes itensacima ainda utiliza-se das variáveis de ambiente, clima e cultura organizacional, estrutura, planejamento e habilidades interpessoais.
Com esta sistemática foram identificadas que hoje é de crescente importância para os novos gestores, pois engloba vários conceitos diferentes de psicologia, sociologia e administração, que fazem com que as empresas se preocupem com a satisfação do funcionário noambiente de trabalho juntando eficiência e a eficácia.
Concluindo, foco totalmente nas pessoas dentro da organização, promovendo ambientes que propiciem o crescimento do profissional, através da motivação, satisfação, respeito e ética. Além de se preocuparem com a melhoria de vida também pessoal, pois esta ajuda na tranquilidade e foco no trabalho.
Existem alguns autores que desenvolveram teoriassobre o comportamento Humano.
Uma das teorias de McGregor desenvolvida na década de 50 é a teoria X,que diz que o ser humano não gosta intrinsecamente de trabalhar ,por esse motivo a maior parte das pessoas devem ser coagidas,vigiadas,ameaçadas ao trabalho a fim de alcançar os objetivos da organização.Nesta teoria McGregor defende o que hoje é conhecido como autoritarismo e excesso de poder.Eleacreditava que sem isso os funcionário não atingiriam os objetivos proposto.
Já Maslow acredita que a motivação humana é dividida em níveis de necessidade a serem atingidas.com isto é necessário que o funcionário tenha esses níveis atingidos para que estimule a motivação e a realização das tarefas de forma a alcançar os objetivos proposto.Ele também defende a teoria de que as necessidades são subdivididas em uma pirâmide com níveis de prioridades.
Podemos notar que são duas teorias totalmente inversas, uma defende que o funcionário deve ser pressionado e intimidado a realização das tarefas e o outro defende que o funcionário deve sentir suas necessidades atendidas para um bom desenvolvimento das tarefas.

Sistemas Abertos:
São organizações dependentes de insumos que provêm do...
tracking img