Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
13 De Junho De 2012
Chapecó – SC
Mini-Handebol – Os Princípios

O que é Mini-Handebol?
É um jogo para a iniciação e aprendizagem dos elementos do handebol.
O que se aprende com o Mini-Hand?
Que as crianças praticantes do jogo de handebol se divertiam fundamentalmente, ao mesmo tempo em que vão aprendendo pouco a pouco as destrezas específicas para que nofuturo, se desejarem, possam desenvolver-se como jogador de handebol.
Para que serve o Mini-Hand ?
Para que seus participantes se divertiam, uma vez que aperfeiçoam suas destrezas motoras básicas, socializam, desenvolvem sua inteligência motriz, assimilam os fundamentos do esporte e participam sociamente.
Quem pode praticar o Mini-Hand?
Todas as crianças que queiram, especialmente aquelas queestão entre as idades 6 a 12 anos.
Onde se pode jogar Mini-Hand?
Em qualquer superfície (quadra, campo, praia, etc.) que permita aos jogadores progredir com a bola e não ofereça perigo para sua integridade física.
Quando se pode jogar Mini-Hand?
Em qualquer época do ano, primavera, verão, outono, inverno, não importa quando, o que verdadeiramente importa é querer diverti-se, querer competir comoutros companheiros um tempo determinados, praticando o exercício físico e uma vida sadia.

Como organizar o jogo de Mini-Hand?
No colégio, dentro de um programa de atividades da disciplina Educação Física, onde o mais importante é que participe e jogue o maior número possível de meninos e meninas e não é importante ganhar ou perder.
Nos clubes esportivos, como meio de aprendizagem epratica das destrezas específicas do handebol.
Na comunidade, como meio muito valido de se passar um tempo agradável realizando uma atividade sadia e saudável.
Em definitivo, em qualquer lugar que nos permita desenvolvimento da atividade.
Como se joga o Mini-Hand?
É similar ao Handebol, só que logicamente a forma de jogar e as regras são adaptadas as crianças e suas capacidades, com o fim depermitir uma diversão sem a complexidade do jogo para adultos.
Não obstante se pretende que não existam muitos condicionantes regulamentares para sua pratica, o fundamental é que os jogadores se divirtam, passem um tempo agradável e que haja um exercício físico minimamente dirigido.





Mini-Handebol – As Regras

O terreno de jogo
Uma quadra de 20m X 13m que pode ser marcadaem qualquer lugar que ofereça lugar que ofereça possibilidade de progressão com a bola, bem como segurança para os jogadores.
Os jogadores podem mover-se por todo campo exceto dentro da área do goleiro. O objetivo do jogo é conseguir o maior numero possível de gols, no gol do adversário.
A área de goleiro tem um raio de 5m. O pênalti é marcado a 6m da linha de gol.
A trave
A trave podeser a mesma das categorias superiores, com uma diferença que o travessão superior esteja e uma altura mais baixa. Se a bola é arremessada por cima do travessão se assinala um tiro de meta.
Sugerimos uma trave com 2.40 cm de largura, por 1.60 cm de altura.
A bola
Deve ser a bola própria do MINI-HAND. Se não for possível adquiri-la, utilizar uma bola pequena, leve, de manejo fácil com uma sómão. É permitido passar, driblar, segurar, arremessar e conseguir o gol.
Devera ser de material macio que não coloque em risco a integridade física das crianças e ter uma circunferência de 44 cm a 48 cm. Quando não for possível obter material especifico do MINI-HAND, utilizar bolas de borracha que tenham as especificações acima citadas.


O treinador
O treinador é o dirigente, a pessoaque vai ajudar e ensinar todas as regras do MINI-HAND. Sempre que as crianças não entendem algo é o treinador o responsável pelas explicações e orientações ás crianças, de forma simples e claras devendo elas escutar e executar as orientações.
Os jogadores
Para participar do jogo uma equipe deve ter no mínimo 7 jogadores e no Maximo 10 jogadores inscritos. No campo somente poderão jogar por...
tracking img