Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP POLO CRISTALINA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL







DALILA BARBOSA A. DA CUNHA RA 375811

ELIANA TEODORO PINHEIRO RA 355916

FRANKSILIENE APª DE JESUS RA 375829

GILVANIA L. DA S. COSTA RA358431

HELENA DO AMARAL RA 369357













ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: desafio

Profª: Ma. Cristiane Vinholi de Brito















CRISTALINA-GO

2012

INTRODUÇÃO



Este trabalho visa apresentar uma visão do que venha a ser comportamento organizacional trabalhado dentro das organizações tendo como objetivo o de alcançar pontospositivos que os empreendedores das grandes empresas desejam como aumento da produtividade em um tempo relativamente curto, aliados a inovação de produtos e serviços que o mercado oferece constantemente com base em novas tecnologias que surgem, bem como as principais características de uma equipe bem gerenciada por parte de um coordenador de recursos humanos, que tem como forte em si a liderança, quebusca dirimir os conflitos, evitando desgaste do pessoal da equipe, bem como facilitador da comunicação entre todos os membros da equipe, de modo a alcançar os objetivos propostos pelo comportamento organizacional.































1 Comportamento Organizacional



Comportamento Organizacional refere-se ao estudo da estrutura, que procuracompreender o efeito de uma ação causada pelo ser humano dentro das empresas, ou seja, o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela. Onde procuram aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir os gastos.
O propósito do Comportamento Organizacional é ter sobre seu domínio, calcular e esclarecer o comportamento humano nas organizações, sendo o mesmo integrante principal. Com o uso asempresas poderão obter vários pontos positivos como: melhoria das habilidades humanas, administrarem a diversidade da força de trabalho, responder à globalização, fortalecer as pessoas, estimular a inovação e a mudança, conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, lealdade dos funcionários, motivarem os trabalhadores e manter a competitividade global das organizações.Segundo Robert P. Vecchio comportamento organizacional foi elaborado para todos os leitores terem acesso desde os que possuem um autoconhecimento dos conceitos, de psicologia ou sociologia ate os que não possuem conhecimentos prévios dos mesmos.
Já Dubrin diz que comportamento organizacional é o comportamento do indivíduo no local de trabalho, se interagindo com as pessoas e com a própriaorganização sendo que suas principais metas são explicar, prever e controlar dentro das empresas.

[pic]

2 Conceito de Inovação


Foi realizada uma pesquisa de campo com o total de 20 entrevistados de uma empresa de produtos agrícolas com a seguinte indagação: qual o conceito de inovação para você? E diante da subjetividade de cada um na pesquisa relataram o seguinte resultado:
30%Inovação é a tecnologia presente no mercado;
25% Inovação é a criação de um produto novo para substituir um produto já existente;
25% Inovação é uma novidade no mercado;
10% Inovação é a constante capacidade de recriar o que já existe;
05% Inovação é a mudança de algo que já existe;
05% Inovação é uma ideia original que surge de um empreendedor nato.
De acordo com Silva, “a maior importância dainovação é de contribuir significativamente para levar a organização a atingir seus objetivos”. (SILVA, 2005)
Mesmo que a inovação seja um meio das organizações atingirem os seus objetivos que estão relacionados aos melhores resultados, no Brasil ainda falta às condições necessárias para que tal fato venha a ocorrer de maneira corriqueira entre as empresas, mas é bom lembrar que mesmo na...
tracking img