Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional é muito importante dentro e fora de uma das empresas.
Inovar, fazer coisas de formas diferentes e uma necessidade para qualquer empresa, por essa razão a organização caracteriza por uma nova hierarquia.
As pessoas formam ou procuram uma organização porque espera que sua participação nela satisfaça algumas de suas necessidades pessoais. Para obteressa satisfação as pessoas estão dispostas a inovar, fazer certos investimentos pessoais na organização.
Por outro lado, a organização procura pessoas na expectativa de que elas trabalhem e desempenhem suas tarefas. Assim, a organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e concede-lhe incentivos e recompensa enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho esperando certasatisfação pessoal. As pessoas estão dispostas a cooperar desde que suas atividades dentro da organização contribuam diretamente para o alcance de seus próprios objetivos pessoais. Na organização é muito importante a formação de grupos e equipe. Na maioria das organizações os grupos são formados de acordo com similaridade naquilo que as pessoas fazem ou produzem.
Um grupo eficaz, portanto, é capaz desatisfazer demandas imediatas de desempenho e satisfação do grupo e ao mesmo tempo estabelecer condições para a sobrevivência a longo prazo. O que é preciso falar também de um tipo especial de grupo, a equipe. Todas as equipes são grupos e por isso o desempenho da equipe também é afetada por fatores adicionais que não influenciam a produtividade de outra variedade de grupos.

CAPITULO 1DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (CO)
Compreende-se Comportamento organizacional como o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado, portanto, como uma ciência interdisciplinar. Ele busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz. Ele também pode ser descrito como uma ciênciaaplicada, já que a informação de práticas efetivas executadas por uma organização é disseminada para muitas outras.
Passo 3
John A. Wagner III, afirma que, CO é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
Já Idalberto Chiavenato cita como, o estudo do funcionamento e da dinâmica das organizações e como os grupos e osindivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar e quase independente.
Na primeira definição, o autor John foi mais específico, em relação à definição de Idalberto que foi mais abrangente. No entanto os dois autores chegaram ao conceito de comportamento organizacional com a mesma finalidade o comportamento de indivíduos dentro de organizações.
SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO
Nãoapresentam intercambio com o meio ambiente que o circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. São sistemas que apresentam relações de intercambio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.





- Retirado do site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_geral_de_sistemas



CAPITULO 2
CONCEITO DE INOVAÇÃO
Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. Significa novidade ou renovação. Refere-se a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.
“Uma novidade em uma ideia já criada.” Larissa S., 17.
“Estar sempre crescendo e renovando beneficamente.” Leidson R., 31.
“Uma invenção que chega com impactoao mercado.” Suzana S., 24.
“É um efeito da economia e da sociedade.” Érika S., 25.
“Fazer mais com menos recursos.” Elza S., 49.
“Um fator fundamental no crescimento econômico social.” Lucas M., 22.
“Tem riscos e podem trazer grandes revoluções.” Cristina F., 35.
“Procura de novas expansões e oportunidades.” Jessica C., 20.
“Investir em novas tecnologias.” Nathalia R., 18.
“Novos...
tracking img