Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Comportamento Organizacional / Eficiência e Eficácia

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa, embora o estudo de comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes.
Temos que considerar variáveis situações paraentender as relações causa e efeito, assim, caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. Essa perspectiva irá permitir considerar os estudos como resultados da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se da Psicologia, Economia Antropologia e Ciências Políticas, tanto que as pessoas são complexas, as teorias que refletem o queelas estudam também são complexas em explicas suas ações.

Com isso veremos como Eficiência e Eficácia também são importantes para o comportamento humano.

Quando analisamos essas palavras sobre a ótica organizacional, elas tomam um novo sentido, ou melhor, dizendo, uma nova conotação, essa conotação que esses termos ganham é de fundamental importância para que em sua aplicação na prática seobtenham os melhores resultados, é imprescindível que se compreenda exatamente o que significa eficiência e eficácia.

Segundo o psicólogo especializado em administração de empresas, Bernardo Leite Moreira: “As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes.” Peter Drucker, conceituado autor, considerado o “pai da administração moderna”, écategórico em afirmar: “eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas”. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”. Segundo registrado pelo Dicionário Houaiss; eficácia, em administração, é a qualidade ou característica de quem ou do que, num nível de chefia, de planejamento, chega realmente à consecução de um objetivo. E a eficiência; emadministração, qualidade ou característica de quem ou do que, num nível operacional, cumpre as suas obrigações e funções quanto a normas e padrões. Apesar das definições do dicionário Houaiss relacionarem ambos conceitos em níveis organizacionais diferentes, como se fossem independentes, eficácia e eficiência estão intimamente ligados se pensarmos em um arranjo sistemático de pessoas reunidas paraalcançar um propósito especifico. Uma organização ideal seria ao mesmo tempo eficaz e eficiente, de modo que as suas ações (métodos e procedimentos) aplicadas aos recursos (materiais e intelectuais) obtenham o máximo de aproveitamento (eficiência). Uma vez que esse conjunto de ações fosse eficiente, obteriam êxito na conquista de um objetivo maior, ou seja, a meta, essa por sua vez, se fossealcançada provaria que a organização foi eficaz ao planejar, organizar, dirigir e controlar.

Inovação e as Organizações

Pesquisa sobre o Conceito de Inovação

Inovar é mudar, é ter novas idéias, novos conceitos para o que já conhece.
Inovar é pesquisar o que há de mais atual no mercado, é se reciclar para o mundo novo.
Inovar é ter a mente aberta para o mundo atual.
Inovar é criar novastendências, novas idéias.
Inovar é conhecer, pesquisar novas oportunidades para melhorar e rever nossos conceitos.
Inovar é tentar novas oportunidades, novas experiências.
Inovar é mudar para algo novo, consistente, que dê vida ao que já se torna antigo no mundo de hoje.
Inovar é mudar, é transformar, sem alterar as características.
Inovar é criar algo novo sem perder as propriedades dandomais vida da realidade.
Inovar é criar novas idéias, uma captura de valor, de novos valores e conceitos.
Inovar é fugir do que é comum, criar algo diferente que possa causar nas pessoas a curiosidade e o desejo pelo novo.
Inovar é ter a mente aberta para os acontecimentos do mundo, ter novas atitudes, objetivos e pensamento.
Inovar é ter novas idéias, fazer algo que ainda não fez de diferente....
tracking img