Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Desafio de Aprendizagem
Comportamento Organizacional.







DESAFIO DE APRENDIZAGEM






Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção deconhecimento e atribuição de nota da disciplina Comportamento Organizacional.

1.0 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vamos apresentar os principais assuntos abordados na disciplina de Comportamento Organizacional, na qual podemos entender como funciona uma empresa e como ela é estruturada. Serão abordados os principais tópicos, dentre eles,tipos de C.O, conceito de inovação, trabalho em equipe, definição depercepção e comunicação.

2.0 DESENVOLVIMENTO

1° Etapa
2.1 Comportamento organizacional princípios
(“O mundo esta crescendo cada vez mais rápido em tecnologia, sofrendo mudanças aceleradas e desenfreadas meio a um mundo dinâmico e em constante desenvolvimento, encontra-se as organizações, que estão diretamente ligadas às mudanças globais.” (BORBA,2010)).
O comportamento organizacionalvem crescendo cada vez mais nas empresas, estamos na era de informações estão predominando ativos intangíveis e bens intelectuais.
As Eras industriais esta cedendo lugar a uma nova era de idéias e concepções, o comportamento organizacional esta sendo o mais importante no terceiro milênio.
É importante entender o ser humano, conhecê-lo, saber lidar com cada individuo se comunicar e relacionar comeles, para alcançar a eficiência e eficácia das empresas. (Artigo comportamento organizacional. Administrador portal da administração).

2.2 Tipos De Comportamento Organizacional.
Psicologia | Nível de individual de análise Percepção/concepção e comportamento individual MotivaçãoStress e seu controleAprendizagem |
Sociologia | Nível grupal de analiseFormação do grupoOperação do grupo ou daequipe |
Antropologia | Nível cultural de análise |
Ciência política | Nível organizacional de análiseLiderançaConflito, poder e políticaProcedimento decisório |
Fonte: Livro Comunicação e Comportamento Organizacional. Página: 29. Geraldo R. Caravantes. / Claudia B.Caravantes. / Mônica C.Kloeckner.

2.3 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Segundo Id Alberto Chiavenato em seulivro “Teoria da Administração” vol. 2 Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. Trata-se de uma ciência interdisciplinar que promove a interação entre indivíduos e organizações com suas ansiedades e expectativas de satisfação e assim surgindo segundo o autor, o processo de reciprocidade que seria a expectativa deambos quanto ao cumprimento das partes, o individuo com seu trabalho satisfatório e a organização com o cumprimento das normas contratadas.
Fonte: Livro Teoria da Administração vol. 2
Páginas 150 e 151
Idalberto Chiavenato.

Segundo os autores do livro Fundamentos do Comportamento Organizacional, C. O. é o estudo de indivíduos e grupos em organizações, aplicando-se a todos tipos deambientes de trabalho sendo pequenos ou grandes, lucrativos ou não, também afirmam que o aprendizado sobre Comportamento Organizacional levará o individuo a compreender mais o trabalho, a si mesmo e as pessoas com quem se relaciona expandindo assim seu potencial de sucesso
Fonte: Livro Fundamentos do Comportamento Organizacional 2º edição 1998
Página 26
John R. Schermerhorn
ARTMED Editora S. A.2.4 COMPARATIVO DAS DEFINIÇÕES
As duas definições enfatizam a ciência aplicada entre grupos e indivíduos, o primeiro autor “Idalberto Chiavenato” define C. O. mais como uma solução para os conflitos entre as partes ( individuo e organizações ), já os autores do livro Fundamentos do Comportamento Organizacional direcionam suas definições para a integração dos indivíduos nas organizações...
tracking img