Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que é Comportamento Organizacional? Como este conceito impacta no ambiente corporativo?
É o estudo do comportamento humano no local de trabalho. Que abrange o relacionamento interpessoal entre os funcionários e com a empresa em si. 
Esta área preocupa-se em estudar o comportamento e a atuação das pessoas no ambiente corporativo, pois isso afeta diretamente o desempenho das empresas. Busca a melhora da produtividade, a satisfação no trabalho, a redução de faltas e a rotatividade no quadro de funcionários.
O seu impacto no ambiente corporativo pode percebido com a analise e compreensão do comportamento de cada indivíduo na empresa (organização), que através destes dados busca aumentar o bem estar do grupo de funcionários e melhorar os resultados esperados pela diretoria.2- Alguns comportamentos que adotamos no ambiente corporativo pode fazer o profissional ficar estagnado no mesmo cargo durante anos. Percepções equivocadas, emoções expressas em momentos inadequados, choques de personalidade seriam alguns exemplos. Comente essa afirmação com base no conteúdo apresentado nas unidades anteriores.
As atitudes refletem como uma pessoa se sente em relação a algo. Eatravés das atitudes dos funcionários de uma organização, seus administradores podem compreender como sua equipe está se sentindo em relação ao trabalho e o que pode desencadear satisfações ou insatisfações. 
No universo organizacional podemos citar 3 tipos de atitudes que revelam muito sobre a satisfação dos funcionários: 
Satisfação com o Trabalho: Pois o funcionário satisfeito com o trabalho,desenvolve atitudes positivas em relação à aquilo que faz. Enquanto que o funcionário insatisfeito desenvolve atitudes negativas.
Envolvimento com o Trabalho: É basicamente o grau em que um funcionário se identifica psicologicamente com seu trabalho, e considera seu desempenho como algo valioso para si mesmo.
E finalmente o Comprometimento Organizacional: São as atitudes desenvolvidas pelofuncionário, através da sua identificação com a empresa na qual trabalha, e com os objetivos da mesma, manifestando o desejo de manter-se como parte integrante da organização.
 

4- Como as emoções humanas interferem no contexto organizacional?
Sentir emoções é algo muito importante, pois elas nos ajudam a avaliar situações, preparar nossas ações e colaboram em nossa percepção do ambiente.
As emoçõespodem ser expressas por palavras, gestos e ações, e podem finalmente afetar o desempenho do funcionário.
Quando negativas podem contaminar o ambiente de trabalho, assim como quando positivas podem alavancar a produtividade e a relação humana dentro das empresas.
Muitas vezes o trabalho obriga que o funcionário interaja com pessoas com as quais não tem afinidade e, desta forma, a situação acabaforçando a falsas demonstrações de simpatia e apreço.
As emoções são divididas em dois tipos: Sentidas, que são aquelas autênticas, sentidas de verdade pelo indivíduo, e as Demonstradas, que são as apropriadas para uma determinada tarefa ou situação de trabalho. Como os vendedores que são treinados para serem sorridentes, simpáticos e receptivos, independente de seu estado de humor, disfarçandosuas reais emoções, para atender bem os clientes.
Conhecer estas emoções é uma habilidade essencial para o mundo organizacional, pois através deste tipo de leitura ou reconhecimento o profissional poderá compreender melhor os processos seletivos das empresas, ou até mesmo administrar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, mantendo uma melhor relação e se destacando entre os demais aosolhos de seus superiores.

5- Qual a diferença entre grupo e equipe?
Um grupo é constituído por dois ou mais indivíduos, que interagem para atingir um objetivo específico, como por exemplo, um grupo de trabalho que se reúne para dividir informações e tomar decisões. Participar de um grupo significa compartilhar pensamentos, emoções, pontos de vistas e desenvolver papéis e tarefas. Tendo a...
tracking img